TRF-3 anuncia fase de testes para o restabelecimento parcial dos sistemas

Órgão foi vítima de um ataque do tipo ramsomware, que criptografou e indisponibilizou acesso para alguns equipamentos do parque e também parte do ambiente de virtualização no final do mês de março. Em nota, TRF-3 informou que iniciou testes para o restabelecimento parcial dos sistemas da 3.ª Região

Compartilhar:

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF-3, anunciou neste sábado (09) que iniciou uma fase de testes para o restabelecimento parcial dos serviços da
3.ª Região, após um certo período sem a utilização dos sistemas em decorrência do ataque cibernético ocorrido no último dia 30 de março.

 

O órgão informou que os sistemas retornarão nas seguintes datas, PJe e SEI!: a partir de 11 de abril de 2022 e Precweb e Mumps/Caché: será definido em novo comunicado. “Nesse sentido, o presente comunicado tem o objetivo de dar conhecimento das principais alterações no uso dos sistemas na 3.ª Região, bem como transmitir orientações e procedimentos para a retomada segura das atividades”, diz nota divulgada.

 

Por conta do período de testes mencionados, alguns sistemas ainda não foram totalmente liberados, podendo sofrer algum tipo de instabilidade durante o uso. O órgão ainda pediu a colaboração de todos quanto ao tempo de resposta para atendimento das demandas, tanto dos sistemas que já retornaram ao seu funcionamento quanto aos demais sistemas.

 

O TRF-3 já havia afirmado anteriormente que não houve nenhum comprometimento dos dados armazenados por conta do incidente. Segundo um documento encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça no início de abril (01), o Tribunal Regional Federal teria sofrido um ataque do tipo ramsomware, que criptografou e indisponibilizou acesso para alguns equipamentos do parque e também parte de seu ambiente de virtualização.

 

“Diversas ações estão sendo tomadas pela equipe do Tribunal junto às empresas contratadas e a Polícia Federal, visando o restabelecimento mais rápido de todo o ambiente, de forma segura e definitiva. Infelizmente, ainda não é possível firmar um prazo de restabelecimento do ambiente e seus serviços”, diz documento  enviado ao CNJ.

 

Na ocasião, a Polícia Federal foi acionada e instaurou um inquérito. Além disso, uma equipe especializada em crimes cibernéticos esteve no local para iniciar as investigações.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

“Comunicamos a todos que, a partir deste sábado, dia 09 de abril, iniciaremos fase de testes com o restabelecimento parcial dos sistemas da 3.ª Região, após o período em que ficamos sem a utilização dos sistemas em decorrência ao ataque cibernético ocorrido no último dia 30 de março.

 

Nesse sentido, o presente comunicado tem o objetivo de dar conhecimento das principais alterações no uso dos sistemas na 3.ª Região, bem como transmitir orientações e procedimentos para a retomada segura das atividades.

 

RETORNO PARCIAL – DATAS DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS SISTEMAS PARA TESTES

 

• PJe e SEI!: a partir de 11 de abril de 2022;

• Precweb e Mumps/Caché: a definir em novo comunicado;

 

Informamos que os prazos continuam suspensos durante o período de testes acima informado.

 

Alguns sistemas ainda não foram totalmente liberados, podendo sofrer algum tipo de instabilidade durante o uso. Nesse sentido, pedimos a colaboração de todos quanto ao tempo de resposta para atendimento das demandas, tanto dos sistemas que já retornaram ao seu funcionamento quanto aos demais sistemas.

 

Os sistemas necessários à transmissão de precatórios em breve também serão testados. A colaboração de todos nesses testes é extremamente importante. Novas informações serão disponibilizadas à medida em que forem sendo necessárias. Agradecemos a compreensão de todos.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...