A companhia brasileira de tecnologia TOTVS informou seus clientes por meio de nota que está respondendo a um ataque cibernético contra suas estruturas digitais. A organização disse estar seguindo seus protocolos pré-estabelecidos de Segurança.
Desde o início dessa segunda-feira (30) circulava o rumor de que a vendor da indústria de TI havia sido atingida por uma ação de ransomware. Nesse sentido, o grupo BlackByte havia assumido a autoria da ação, oferecendo amostras de evidências dos dados da empresa, que teriam sido vazados no processo de criptografia.
Em nota enviada à Security Report, a TOTVS disse ter tomado ações rápidas e diligentes para garantir a continuidade dos serviços e operações dos clientes. Todavia, ela não confirmou a extensão do ataque, a autoria dele ou se o impacto também alcançou sua base de clientes.
“A TOTVS valoriza profundamente a segurança das informações de todos os seus stakeholders. A proteção dos dados é uma prioridade e um compromisso da Companhia, que segue monitorando todos os seus sistemas para prevenir e responder a qualquer tipo de nova ameaça”, acrescentou a mensagem.
As organizações da indústria de Tecnologia e Cibersegurança enfrentam constantemente tentativas de ataques cibernéticos, devido à criticidade das suas operações para o mercado. Recentemente, a Fortinet também confirmou, por meio de comunicado ao púbico e ao mercado, que um conjunto limitado de informações internas da corporação foi alvo de um acesso não autorizado de um indivíduo desconhecido.
A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pela TOTVS ao site:
“A TOTVS prezando pela transparência e responsabilidade, comunica que está respondendo a um ataque cibernético. A Companhia, por meio de uma ação rápida e diligente, seguindo seus protocolos de segurança previamente estabelecidos, garantiu a continuidade normal de seus serviços e operações.
A TOTVS valoriza profundamente a segurança das informações de todos os seus stakeholders. A proteção dos dados é uma prioridade e um compromisso da Companhia, que segue monitorando todos os seus sistemas para prevenir e responder a qualquer tipo de nova ameaça”.