Telecomunicações não foram afetadas por Apagão Cibernético, diz Anatel

Para o órgão de fiscalização, o evento ilustra que, à medida que os diversos setores econômicos passaram por transformação digital, a prestação dos serviços passou a ter alta dependência da disponibilidade e do adequado funcionamento de uma infraestrutura digital (conectividade e aplicações)

Compartilhar:

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que o caso da última sexta-feira (19/7), quando vários serviços de empresas de aviação mundial, entre outros, foram impactados em decorrência de uma falha em uma aplicação de um sistema operacional, não afetou a prestação dos serviços de telecomunicações ou os serviços de atendimento.

 

O evento ilustra que, à medida que os diversos setores econômicos passaram por transformação digital, a prestação dos serviços passou a ter alta dependência da disponibilidade e do adequado funcionamento de uma infraestrutura digital (conectividade e aplicações). Isso reforça a necessidade de uma atuação preventiva adequada na gestão dos ativos digitais, redundâncias e sistemas de segurança — ou seja, boas práticas de resiliência.

 

Embora não tenha sido um incidente decorrente de ataque cibernético, o caso deve ser usado para ilustrar impactos reais das indisponibilidades dos serviços digitais e a importância da segurança cibernética nos tempos atuais.

 

A Agência promove a regulação da segurança cibernética nos serviços de telecomunicações, buscando sua resiliência, disponibilidade e integridade. Além disso, compõe o Comitê Nacional de Cibersegurança, criado pela Presidência da República, onde são avaliadas iniciativas que possam aumentar a segurança cibernética nacional.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Relatório detecta campanha para vincular conteúdos maliciosos em blockchains

Outras descobertas importantes incluem um aumento de info-stealers e botnets, um crescimento de malware evasivo e um aumento nos ataques...
Security Report | Overview

Setor financeiro é alvo principal de nova campanha de ransomware, alerta estudo

O malware “KILLSEC” se caracteriza pela abordagem agressiva, e tem o Brasil como um dos principais alvos
Security Report | Overview

Mês da Cibersegurança: 45% dos ataques hackers resultaram em roubo de dados

Novo guia sobre ciberataques orienta usuários a como se proteger e manter dispositivos pessoais seguros
Security Report | Overview

Ransomware cai 26% no Brasil, mas país segue como maior vítima na América Latina

Mesmo com queda de 26% se comparado a 2023, o país apresenta mais de 487 mil detecções de ransomware no...