Suíça investiga suposto ciberataque russo à Agência Mundial Antidoping

Procedimentos criminais foram abertos em março de 2017 sob suspeitas de espionagem política, disse a procuradoria-geral do país em comunicado

Compartilhar:

Procuradores suíços investigam se agentes russos teriam tentado invadir virtualmente a Agência Mundial Antidoping (Wada), informou a Procuradoria-Geral da Suíça (OAG), ampliando o escopo de possíveis casos de espionagem contra instituições sediadas no país. As informações são da agência Reuters.

 

Procedimentos criminais foram abertos em março de 2017 sob suspeitas de espionagem política, disse a procuradoria em comunicado.

 

“Como parte desses procedimentos, a OAG, em cooperação com o Serviço de Inteligência Federal, conseguiu identificar dois indivíduos”, disse a nota.

 

A procuradoria disse que os indivíduos em questão são os mesmos identificados pelo serviço de inteligência suíço, que na sexta-feira disse ter frustrado um plano russo que mirava um laboratório suíço utilizado para testar agentes nervosos.

 

A imprensa suíça disse que os escritórios da Wada e do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne haviam sido alvos de ataques. Ambas as organizações nos últimos anos têm investigado o doping generalizado de atletas russos, o que levou ao banimento de dezenas de competidores russos de eventos esportivos internacionais.

 

*Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Multiplan confirma acesso não autorizado a dados do aplicativo Multi

Incidente envolveu dados cadastrais, foi contido no mesmo dia e comunicado à ANPD e aos usuários, segundo a companhia
Security Report | Overview

O novo marketing dos ciberataques e como a IA está acelerando a mudança

Como técnicas de marketing digital e inteligência artificial estão transformando o phishing em campanhas de influência contínuas
Security Report | Overview

Estudo: ransomware segue crítico em 2026

Relatório global da Sophos mostra queda na criptografia de dados, mas alerta para falhas estruturais, pressão sobre equipes de TI...
Security Report | Overview

Digitalização do setor de Petróleo e Gás amplia desafio da Cibersegurança

Estudo da Claroty indica que 80% das organizações no Brasil esperam mudanças estruturais para atender normas emergentes