A StarHub, uma das principais operadoras de telefonia e TV por assinatura de Singapura, confirmou que durante uma vigilância on-line proativa realizado em julho de 2021 especialistas em segurança cibernética descobriram em um site de despejo de dados de terceiros, um arquivo carregado ilegalmente contendo tipos limitados de informações pessoais relacionadas a clientes que haviam se inscrito nos serviços StarHub antes de 2007.
Em comunicado, a operadora comenta que agiu urgentemente para retificar a situação e prontamente envolveu uma empresa de segurança cibernética para conduzir uma análise forense do incidente, além disso, autoridades competentes também foram notificadas sobre o assunto.
“Podemos confirmar que nenhum nome de cliente, endereço, cartão de crédito ou informações de conta bancária estão em risco, e nenhum sistema de informação StarHub ou banco de dados de cliente está comprometido. No momento, não há indicação de que quaisquer dados neste documento tenham sido usados de forma mal-intencionada”, diz comunicado.
A empresa ressalta que está notificando os clientes afetados por e-mail e ajudando a proteger sua identidade e informações pessoais, oferecendo seis meses de serviço gratuito de monitoramento de crédito por meio do Credit Bureau Singapore. “A StarHub incentiva os clientes afetados a se inscreverem no serviço My Credit Monitor após receberem a notificação por e-mail, embora não haja evidências até o momento de que os dados dos clientes tenham sido usados de forma inadequada”.
Em relação a este tipo de violação, Claudio Bannwart, diretor regional da Check Point Software Brasil, orienta usuários sobre práticas básicas contra possíveis vazamentos e roubos de dados:
– Altere todas as suas senhas imediatamente, especialmente se você estiver usando um sistema de senhas semelhantes. Certifique-se de usar uma senha forte. Um gerenciador de senhas poderá ajudar com isso.
– Ative a autenticação de dois fatores quando disponível. Este é essencialmente um processo de verificação em duas etapas.
– É preciso ter maior atenção quando se tratar de links confiáveis em e-mails e mensagens do tipo SMS enviados a você, especialmente porque ou seu endereço de e-mail ou seu número de celular foi vazado. Os cibercriminosos podem usar isso para ataques de phishing. Além disso, deve-se estar alerta às chamadas que você está recebendo, pois elas talvez sejam chamadas de phishing e golpes.
– Como precaução, é bom instalar um software de segurança em seus dispositivos para protegê-los contra malware, evitar roubo de dados e mantê-los seguro enquanto você acessa sites e faz transações online.”
A Security Report disponibiliza o posicionamento da StarHub na íntegra.