Sobrecarga de acessos faz site do Porto de Santos sair do ar

Ocorrência se deu nessa segunda-feira, quando o endereço ligado ao maior complexo portuário da América Latina ficou inacessível por diversas horas. Em nota, a Autoridade Portuária de Santos não informou se o caso se deu em decorrência de um incidente cibernético, mas afirma que seguirá investigando a causa da instabilidade

Compartilhar:

O site oficial do Porto de Santos ficou fora do ar durante várias horas dessa segunda-feira (25), em decorrência de uma sobrecarga inesperada de acessos ao portal. A informação foi veiculada pela Autoridade Portuária do complexo marítimo em nota publicada após a recuperação do endereço na web.

 

Rumores de que o incidente poderia ser consequência de um ciberataque começaram a circular ainda no mesmo dia, pouco antes de se constatar a instabilidade. Naquele momento, o grupo cibercriminoso Dark Storm assumiu a autoria do suposto ataque hacker em suas redes de comunicação clandestinas, sem especificar qual era a motivação das ameaças.

 

Segundo a nota do Porto de Santos, a APS continua em processo de investigação para definir a raiz do incidente e evitar novas ocorrências como essa, mas indicou, por análise preliminar, que não houve vazamentos de dados de qualquer natureza, nem ocorreram comprometimentos dos acessos aos serviços da Autoridade Portuária de Santos.

 

“A APS entende a importância do acesso contínuo ao seu site, para as operações diárias de seus clientes, usuários e parceiros, e atua para solucionar qualquer inconveniente que aquela indisponibilidade possa ter causado”, prossegue o comunicado.

 

Ainda através de seus canais próprios, o Dark Storm já vinha publicando ameaças contra a infraestrutura crítica brasileira, incluindo redes de internet, aeroportos, hospitais, sites e serviços governamentais. Até o momento, não há qualquer evidência de que essas declarações tenham, de fato, se tornado concretas.

 

A Security Report publica, na íntegra, comunicado do Porto de Santos em seu site oficial:

 

“A Autoridade Portuária de Santos (APS) informa que, devido a uma sobrecarga de acessos inesperada em seus sistemas, o site do Porto de Santos ficou temporariamente indisponível hoje, 25/03/2024.

 

A APS está atuando prontamente para investigar a causa raiz deste incidente e implementar as medidas necessárias para evitar futuras ocorrências. Até o momento, a análise preliminar indica que não houve vazamento ou perda de dados de qualquer natureza, nem foi comprometido o acesso aos serviços da Autoridade Portuária de Santos.

 

A APS entende a importância do acesso contínuo ao seu site, para as operações diárias de seus clientes, usuários e parceiros, e atua para solucionar qualquer inconveniente que aquela indisponibilidade possa ter causado.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Ciberataque à C&M: Bacen reestabelece acesso da provedora aos sistemas de pagamento

Em comunicado divulgado hoje (03), a autoridade monetária nacional informa que a suspensão cautelar da conexão da C&M ao Sistema...
Security Report | Destaques

Ciberataque a provedor de TI gera prejuízo de R$ 500 milhões em serviços financeiros

A C&M Software, que atua como parceira terceirizada na administração de troca de informações entre as instituições do Sistema de...
Security Report | Destaques

Ransomware: 66% das empresas atingidas no Brasil pagaram resgate, alerta pesquisa

A Sophos apresentou, em encontro fechado com jornalistas, a edição de 2025 do estudo “State of Ransomware”, que ressaltou a...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético tira do ar portal da Prefeitura de Dourados (MS)

Desde o início dessa semana, o site do governo municipal estava impossibilitado de ser acessado pelos cidadãos devido a uma...