Sites do Sebrae voltam a funcionar após incidente cibernético

Ação criminosa é objeto de um inquérito policial. Equipe técnica prioriza a volta dos serviços mais urgentes, mas segue também com segurança para evitar novos episódios

Compartilhar:

Após sofrer um ataque cibernético no início desta semana afetando diretamente os serviços do órgão, os sites do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) voltaram ao ar na manhã desta sexta-feira (01), depois de quase uma semana indisponíveis aos usuários.

 

Em um dos últimos comunicados divulgado essa semana através do Twitter, o Sebrae ressaltou que estava tomando as providências para resolver a interrupção e instabilidade no sistema. Além de responsabilizar os infratores envolvidos no incidente.

 

Segundo o comunicado enviado hoje (01) para a redação da Security Report, a ação criminosa é objeto de um inquérito policial e a normalização é a prioridade para a instituição, que segue trabalhando para a volta dos serviços mais urgentes, mas também com segurança para evitar novos episódios.

 

Portal Sebrae na manhã desta sexta-feira (01)

 

Além disso, outro órgão afetado é o Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF-3, que ainda segue com os serviços temporariamente indisponíveis na manhã de hoje (01).

 

Em comunicado, o TRF-3 ressaltou que não houve o comprometimento dos dados armazenados por conta do incidente e afirmou que segue trabalhando na restauração progressiva da infraestrutura tecnológica afetada. A Polícia Federal foi acionada e instaurou um inquérito. Uma equipe especializada em crimes cibernéticos também esteve no local para iniciar as investigações.

 

A Security Report disponibiliza na íntegra o comunicado oficial do Sebrae:

 

“O Sebrae, conforme anunciado publicamente em nota oficial, foi objeto de um ataque que afetou o funcionamento de suas operações. Após a detecção, foram adotadas todas as providências técnicas recomendadas em casos como este. O site da instituição retomou funcionamento nesta sexta-feira (01/04).

 

Desde segunda (28), os especialistas e técnicos trabalham 24 horas por dia para suspender a interrupção nos sistemas, realizada pelo Sebrae para barrar essa ação criminosa, que é objeto de um inquérito policial.

 

A normalização é a prioridade e está sendo tocada com celeridade nos serviços mais urgentes, mas também com segurança para evitar novos episódios.

 

A segurança cibernética é uma preocupação de todas as corporações, sejam elas públicas ou privadas. Episódios recentes, no Brasil e no mundo, mostram que o universo digital passou a ser alvo de criminosos.

 

O Sebrae segue atendendo empreendedores fisicamente, em mais de 2 mil pontos espalhados pelo país, e pelo 0800 570 0800 (telefone e WhatsApp).”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...