Sites do Governo de Alagoas são impactados por ação cibercriminosa

De acordo com pronunciamento, a falha de segurança ocorreu no “registro.br”, órgão oficial de domínios nacionais. Nenhum sistema local chegou a ser invadido

Compartilhar:

O Governo do estado de Alagoas é mais uma vítima dos cibercriminosos, poucos horas após o órgão público do Ceará também ter sido afetada. De acordo com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a falha de Segurança em questão não foi nos sites Alagoanos e sim no “registro.br”, órgão oficial e responsável pelos domínios nacionais.

 

“Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais de alguns estados. Nenhum sistema local foi invadido, apenas os direcionamentos dos endereços dos sites foram mudados (DNS)”, explica a nota.

 

A Fapeal informou que já contactou o “registro.br”, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida e para que os endereços sejam devidamente corrigidos. “Os dados, serviços e conectividade não foram alterados e, juntamente ao correto direcionamento das URLs, já se encontram restaurados na íntegra”, finaliza o comunicado.

 

Mais cedo, o Governo do Ceará informou que foi vítima de um ataque cibernético impactou os sites oficiais na manhã desta segunda-feira (12). Em nota, o órgão cearense comunicou que as autoridades policiais estão investigando a ação criminosa, além disso, as equipes de Tecnologia da Informação seguem trabalhando para que o acesso aos sistemas de serviços à população esteja preservado. Ainda sobre esse caso, os cibercriminosos chegaram e postar algumas frases de apoio golpista, além da contestação aos votos de nordestinos direcionados ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio da Assessoria Executiva de Gestão Interna e da Gerência de Tecnologia da Informação, esclarece:

 

O hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados.

 

A falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do “registro.br”/NIC.br, órgão oficial de registro de domínios nacionais. Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais de alguns estados.

 

Nenhum sistema local foi invadido, apenas os direcionamentos dos endereços dos sites foram mudados (DNS). A Fapeal contactou o “registro.br”/NIC.br, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida e para que os endereços fossem corrigidos.

 

Dados, serviços e conectividade não foram alterados e, juntamente ao correto direcionamento das URLs, já se encontram restaurados na íntegra.” 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...