Site da Prefeitura de Marabá (PA) sai do ar por ação cibercriminosa

De acordo com nota veiculada pela gestão executiva do município, o portal de serviços públicos ficará temporariamente indisponível após uma tentativa de ataque cibernético

Compartilhar:

A Prefeitura de Marabá (PA) publicou um comunicado oficial em suas mídias sociais informando que seu portal oficial foi tirado do ar temporariamente devido a uma tentativa de invasão cibernética ao domínio. O site oferecia acesso aos serviços públicos básicos do município aos cidadãos locais.

 

De acordo com a nota, a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura já está atuando para retomar o funcionamento do portal o mais brevemente possível. Porém, até que os trabalhos sejam concluídos, todas as informações e atualizações da gestão serão emitidas por meio do Facebook e Instagram do poder executivo.

 

A Security Report entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Marabá, em busca de saber qual seria a natureza do incidente, e se teria havido algum impacto aos dados mantidos na estrutura ou se outros departamentos do órgão também teriam sido impactados. Essa nota será atualizada tão logo haja um retorno por parte do município.

 

Com essa ocorrência, a Prefeitura de Marabá se une a uma já extensa lista de governos municipais atingidos por ciberataques apenas em 2025. Desde o início de janeiro, a SR já reportou três incidentes contra municípios pelo país, antes deste caso paraense. Nessa mesma semana, o executivo de Paranhos, no Mato Grosso, precisou paralisar as atividades em recursos humanos, contabilidade e tributação devido a uma ação cibercriminosa.

 

Antes desse caso, foi a vez da Prefeitura de Barra de São Francisco (ES) enfrentar desafios com o ciberespaço hostil. O município capixaba informou, por meio de nota veiculada no site da instituição, que o canal oficial no YouTube foi invadido por hackers, que passaram a publicarem conteúdos sem a autorização do poder executivo.

 

Por fim, a Prefeitura de Munhoz de Mello (PR) abriu, em janeiro, um boletim de ocorrência na Polícia Civil do estado devido à perda de R$ 298 mil da conta bancária da cidade em uma ação de fraude. Em comunicado no site oficial, o órgão executivo informa que foi alvo de um ataque hacker contra seus sistemas de pagamento e que o incidente está sob investigação da Polícia.

 

A Security Report divulga, na integra, nota veiculada pela Prefeitura de Marabá:

 

“Comunicado Oficial

 

A Prefeitura Municipal de Marabá informa que o portal oficial está temporariamente fora do ar, em função de uma tentativa de invasão.

 

Nossa equipe está trabalhando para retornar o mais breve possível.

 

Enquanto isso, todas as informações e atualizações serão divulgadas em nossas redes sociais, Instagram e Facebook.

 

Agradecemos a compreensão de todo.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

De CISO para CISO: 8 pilares para mudar a Cibersegurança ainda em 2025

Na visão de Bruno Moraes, fundador do Cyber Horizon Group, o mercado brasileiro precisa virar a chave da Cibersegurança. Em...
Security Report | Destaques

Gerente do Banco da Amazônia é preso por facilitar fraude cibernética

O mandado foi executado em Santa Inês, no Maranhão, contra um suspeito de facilitar a fraude de R$ 107 milhões...
Security Report | Destaques

Operação conjunta prende dois novos envolvidos no incidente da C&M

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, deflagraram a operação Magna Fraus em Goiás e no...
Security Report | Destaques

“A linguagem de risco consiste em dinheiro”, diz CEO da Qualys

Durante a abertura do Cyber Risk Conference Brazil, o CEO da Qualys, Sumedh Thakar, defendeu que traduzir o risco cibernético...