Contador de fraudes em tempo real busca incentivar uso seguro das redes

Lançado na Febraban Tech, ferramenta disponibilizada pelo Sereasa Experian contabiliza tentativas de golpes que atravessem diversos métodos de identificação. A proposta é incentivar maior atenção dos usuários com o uso das redes

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A Serasa Experian disponibilizou o Fraudômetro, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude de identidade do Brasil. Lançado na Febraban Tech, evento direcionado a companhias do setor financeiro, a empresa posicionou um telão com contagem sequencial de quantas tentativas de fraude ou roubo de identidade foram registradas no país desde o início de 2023: cerca de 3,5 milhões, o que corresponde a 1 a cada 4 segundos. O contador também está disponível no site www.fraudometro.com.br para que empresas e consumidores possam ter acesso a esta e outras informações sobre prevenção a golpes, a partir de agora.

“Nossa intenção com o Fraudômetro é chamar a atenção para o tema no Brasil. Diariamente, quase 20 mil tentativas de fraude são identificadas por nossas soluções de proteção à fraude, que se fossem bem-sucedidas, poderiam gerar prejuízos e perdas financeiras para pessoas e empresas de todo o país. Os fraudadores se utilizam de técnicas cada vez mais avançadas para aplicar seus golpes, por isso ferramentas de inteligência analítica são essenciais para que as empresas possam identificá-los e, com isso, diminuir perdas financeiras, reputacionais e, por vezes, até regulatórias”, declara o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

O Fraudômetro é baseado no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que cruza o total de consultas mensais de CPFs na base da companhia e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa, apoiados nos dados dos brasileiros e na tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O número é alcançado com a equação entre a quantidade de CPFs consultados versus a probabilidade de fraude observada. 

Além desse volume já calculado desde 2010, a novidade da vez é que o Fraudômetro marca o upgrade desse indicador de tentativas de fraude da Serasa Experian, que passa a contar agora também com o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a documentos cópia (que é a análise de documentos de identificação), biometria facial, Facematch (comparação entre uma selfie com a face do documento) e base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais).

“Conseguimos fazer esse upgrade após ampliarmos o nosso escopo com estratégias como a incorporação da BrScan – player do ecossistema de verificação de identidade e de onboarding – à Serasa Experian nos últimos meses. Com esse movimento, passamos a contar com o portfólio mais completo do mercado de prevenção a fraudes, dispondo de soluções de ponta a ponta para a autenticação e proteção de negócios. Seguimos desenvolvendo tecnologias baseadas em camadas combinadas a inteligência analítica, uma junção que possibilita autenticarmos as pessoas que realizam as operações e saber, de fato, quem é quem”, completa o executivo.

A Serasa Experian oferece também algumas dicas para consumidores e empresas evitarem fraudes:

– Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

– Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

– Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;

– Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

– Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

– Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

– Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

– Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix;

– Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada;

– Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;

– Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;

– Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;

– Consulte o perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.


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