A Serasa Experian disponibilizou o Fraudômetro, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude de identidade do Brasil. Lançado na Febraban Tech, evento direcionado a companhias do setor financeiro, a empresa posicionou um telão com contagem sequencial de quantas tentativas de fraude ou roubo de identidade foram registradas no país desde o início de 2023: cerca de 3,5 milhões, o que corresponde a 1 a cada 4 segundos. O contador também está disponível no site www.fraudometro.com.br para que empresas e consumidores possam ter acesso a esta e outras informações sobre prevenção a golpes, a partir de agora.
“Nossa intenção com o Fraudômetro é chamar a atenção para o tema no Brasil. Diariamente, quase 20 mil tentativas de fraude são identificadas por nossas soluções de proteção à fraude, que se fossem bem-sucedidas, poderiam gerar prejuízos e perdas financeiras para pessoas e empresas de todo o país. Os fraudadores se utilizam de técnicas cada vez mais avançadas para aplicar seus golpes, por isso ferramentas de inteligência analítica são essenciais para que as empresas possam identificá-los e, com isso, diminuir perdas financeiras, reputacionais e, por vezes, até regulatórias”, declara o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
O Fraudômetro é baseado no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que cruza o total de consultas mensais de CPFs na base da companhia e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa, apoiados nos dados dos brasileiros e na tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O número é alcançado com a equação entre a quantidade de CPFs consultados versus a probabilidade de fraude observada.
Além desse volume já calculado desde 2010, a novidade da vez é que o Fraudômetro marca o upgrade desse indicador de tentativas de fraude da Serasa Experian, que passa a contar agora também com o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a documentos cópia (que é a análise de documentos de identificação), biometria facial, Facematch (comparação entre uma selfie com a face do documento) e base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais).
“Conseguimos fazer esse upgrade após ampliarmos o nosso escopo com estratégias como a incorporação da BrScan – player do ecossistema de verificação de identidade e de onboarding – à Serasa Experian nos últimos meses. Com esse movimento, passamos a contar com o portfólio mais completo do mercado de prevenção a fraudes, dispondo de soluções de ponta a ponta para a autenticação e proteção de negócios. Seguimos desenvolvendo tecnologias baseadas em camadas combinadas a inteligência analítica, uma junção que possibilita autenticarmos as pessoas que realizam as operações e saber, de fato, quem é quem”, completa o executivo.
A Serasa Experian oferece também algumas dicas para consumidores e empresas evitarem fraudes:
– Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
– Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
– Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
– Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
– Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
– Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
– Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
– Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix;
– Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada;
– Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;
– Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;
– Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
– Consulte o perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.