Segurança torna mobile banking em canal preferido do brasileiro

Segundo diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban, investimento em SI foi importante para elevar o número de operações por meio de apps, responsáveis por 21,9 bilhões de transações em 2016; entidade não divulga prejuízo com fraudes desde 2015

Compartilhar:

O uso do mobile banking superou do internet banking, respondendo por 34% do total das transações financeiras em 2016, segundo a 25ª Pesquisa de Tecnologia Bancária 2017 realizada pela Febraban. Na opinião de Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da entidade, os investimentos dos bancos em segurança foram fundamentais para elevar a preferência do brasileiro pelo canal.

 

“O consumidor demonstra mais confiança nos canais digitais e o setor vem investindo para oferecer mais funcionalidades e segurança para as transações bancárias”, afirma Fosse.

 

Apesar de uma queda “natural” do investimento total em TI (de R$ 19 bi em 2015 para R$ 18,6 em 2016), reflexo do barateamento de tecnologias, segundo Fosse, cerca de 10% do montante continua dedicado especificamente para a área de segurança de TI. Mesmo assim, a entidade não informa quanto o setor perde com ações fraudulentas desde 2015, quando o valor divulgado foi de R$ 1,8 bilhão.

 

Mobile banking

 

O canal foi responsável por 21,9 bilhões de transações bancárias no ano passado, representando um crescimento de 96% em relação a 2015. Cerca de 9,5 milhões de clientes já realizam mais de 80% de suas operações por esse canal e o uso do mobile deve crescer ainda mais com o avanço das contas totalmente digitais. Atualmente há quase um milhão de contas totalmente eletrônicas e a expectativa é que esse número chegue a 3,3 milhões até o final do ano.

 

O estudo aponta que as principais prioridades de investimento dos bancos em mobile banking devem focar em melhorias das transações com movimentação financeira (77%), customização (54%) e acessibilidade (46%). Já os investimentos em internet banking devem priorizar customização (62%), acessibilidade (54%) e integração multicanal (46%). Juntos, internet e mobile, respondem por 57% do total de movimentações financeiras.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

SI para a IA, IA para a SI: como equilibrar os dois lados dessa inovação?

Durante o Check Point Engage Brasil 2025, companhia apresenta estratégia baseada em malha híbrida e alerta para o uso não...
Security Report | Destaques

“Uma fundação Segura é essencial para habilitar a inovação”, diz CISO da AWS

A AWS abriu suas atividades no re:Inforce 2025 com o keynote de abertura da Líder de Cyber da Companhia, Amy...
Security Report | Destaques

Quais os desafios de pequenas e médias empresas no segundo semestre de 2025?

Entre um cenário de ameaças fortalecido por IA e malwares tradicionais, aumento da complexidade e demandas por compliance, a Segurança...
Security Report | Destaques

Líderes de SI sugerem reforçar mão-de-obra com automação e novos talentos

Na discussão do painel de debates sobre força de trabalho em Cibersegurança na Febraban Tech, os painelistas destacaram dados do...