Segurança torna mobile banking em canal preferido do brasileiro

Segundo diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban, investimento em SI foi importante para elevar o número de operações por meio de apps, responsáveis por 21,9 bilhões de transações em 2016; entidade não divulga prejuízo com fraudes desde 2015

Compartilhar:

O uso do mobile banking superou do internet banking, respondendo por 34% do total das transações financeiras em 2016, segundo a 25ª Pesquisa de Tecnologia Bancária 2017 realizada pela Febraban. Na opinião de Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da entidade, os investimentos dos bancos em segurança foram fundamentais para elevar a preferência do brasileiro pelo canal.

 

“O consumidor demonstra mais confiança nos canais digitais e o setor vem investindo para oferecer mais funcionalidades e segurança para as transações bancárias”, afirma Fosse.

 

Apesar de uma queda “natural” do investimento total em TI (de R$ 19 bi em 2015 para R$ 18,6 em 2016), reflexo do barateamento de tecnologias, segundo Fosse, cerca de 10% do montante continua dedicado especificamente para a área de segurança de TI. Mesmo assim, a entidade não informa quanto o setor perde com ações fraudulentas desde 2015, quando o valor divulgado foi de R$ 1,8 bilhão.

 

Mobile banking

 

O canal foi responsável por 21,9 bilhões de transações bancárias no ano passado, representando um crescimento de 96% em relação a 2015. Cerca de 9,5 milhões de clientes já realizam mais de 80% de suas operações por esse canal e o uso do mobile deve crescer ainda mais com o avanço das contas totalmente digitais. Atualmente há quase um milhão de contas totalmente eletrônicas e a expectativa é que esse número chegue a 3,3 milhões até o final do ano.

 

O estudo aponta que as principais prioridades de investimento dos bancos em mobile banking devem focar em melhorias das transações com movimentação financeira (77%), customização (54%) e acessibilidade (46%). Já os investimentos em internet banking devem priorizar customização (62%), acessibilidade (54%) e integração multicanal (46%). Juntos, internet e mobile, respondem por 57% do total de movimentações financeiras.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...