As ameaças cibernéticas continuam sendo um dos maiores desafios para a proteção dos ativos financeiros e digitais das organizações. De acordo com lideranças da Illumio, uma das principais barreiras para mitigar esses riscos está na implementação eficaz de políticas de segmentação, que dependem de mais sinergia e integração entre as equipes de Segurança da Informação e Infraestrutura.
Essa estratégia está ligada à visibilidade ampla e à categorização detalhada de dados, sistemas e softwares internos, esses seriam os passos essenciais para uma segmentação bem-sucedida, na visão de Todd Palmer, Vice-Presidente Sênior Global de Parcerias e Alianças da Illumio. “Sem esses elementos, um ataque a um ativo menos crítico pode rapidamente comprometer sistemas essenciais, gerando impactos severos nas operações corporativas”, detalha o executivo durante entrevista à Security Report.
De acordo com o executivo, ataques de ransomware tendem a se tornar mais prejudiciais, explorando vulnerabilidades simples para se espalharem por toda a infraestrutura corporativa. Para mudar esse cenário, a segmentação das estruturas, com base em visibilidade abrangente do ambiente de risco, é um pilar essencial para estratégias mais eficazes de Cibersegurança.
Contudo, a falta de alinhamento entre os times de SI e Infraestrutura tem prejudicado a execução dessas iniciativas. “Os dois departamentos frequentemente propõem estratégias similares, reconhecendo a importância de segmentar ativos críticos e de priorizar recursos essenciais. No entanto, a coordenação insuficiente entre as equipes compromete o sucesso das políticas de proteção segmentada”, reforça Palmer.
Além disso, o executivo observou que fatores como a falta de proximidade com as demandas de negócios e divergências no controle de riscos criam barreiras adicionais. Nesse contexto, os parceiros de tecnologia têm um papel fundamental em promover a integração entre Segurança, Infraestrutura e as áreas de negócios, garantindo que as soluções atendam às necessidades específicas de cada setor.
Zero Trust é o caminho?
A Illumio também ressaltou a importância do modelo de confiança zero como parte do avanço das estratégias de segmentação. Segundo a empresa, essa abordagem deve ganhar mais força até 2026, especialmente em países emergentes, como o Brasil.
“O mercado de segmentação com recursos de Zero Trust deve atingir 36,5 bilhões de dólares até o final de 2024. Esse crescimento reflete a conscientização das empresas sobre a necessidade de proteger seus ativos mais críticos contra acessos inadequados”, concluiu Luiz Brandão, Diretor Regional de Vendas da Illumio no Brasil.