Por Eduardo Costa*
Em meio à era da Transformação Digital e a disseminação de novas tecnologias, a cibersegurança se torna uma preocupação crescente para empresas de todos os tamanhos, especialmente com o aumento das ameaças e ataques cibernéticos no mundo corporativo.
Apenas no terceiro trimestre de 2024 no Brasil, os ciberataques contra empresas cresceram 95%, representando 2.766 tentativas de ataque semanais, segundo o Check Point Research (CPR). Esse problema não afeta apenas o país, conforme indicou Cybersecurity Ventures, ataques hackers devem causar um impacto de US$ 10,5 trilhões na economia global até 2025.
Ou seja, para manter o equilíbrio econômico e corporativo, a chamada awareness de cibersegurança, ou conscientização sobre cibersegurança, se torna um componente essencial para as organizações.
Esse conceito se refere ao conhecimento e à compreensão que os colaboradores devem ter sobre as ameaças cibernéticas e as práticas de segurança necessárias para mitigar riscos, incluindo a capacidade de reconhecer e responder a tentativas de phishing, malware e outras formas de ataques. Com programas de conscientização de cibersegurança, os colaboradores, bem informados, estarão menos propensos a cometer erros que podem levar a violações de segurança, criando uma cultura de segurança na qual todos são responsáveis pela proteção dos dados. Além da segurança, o conceito evita perdas financeiras enormes nas empresas e traz mais confiabilidade para os clientes.
Embora seja essencial, não é fácil para empresas estruturarem uma awareness sem conhecimento técnico, o que pode consumir tempo e recursos desnecessários. Para otimizar esse processo, consultorias especializadas fornecem a expertise necessária para a implantação do awareness em cibersegurança, fornecendo treinamentos regulares e uma mudança de cultura entre os colaboradores, provendo um projeto sem atritos. Além disso, elas podem personalizar o programa de acordo com as necessidades específicas da empresa, garantindo mais eficiência.
Outro benefício é o monitoramento contínuo e a avaliação periódica do programa, que permitem ajustes e melhorias constantes. A expertise também contribui para a redução significativa de riscos de segurança, além de assegurar conformidade com regulamentações e normas de segurança aplicáveis a diferentes setores. Por fim, a utilização de tecnologias avançadas para monitoramento e treinamento aumentam a eficácia do programa, fortalecendo a postura de segurança da empresa e protegendo ativos digitais de maneira eficaz.
Assim, o awareness em cibersegurança é uma peça-chave para proteger empresas em um ambiente digital cada vez mais vulnerável a ameaças. Ao capacitar os colaboradores para reconhecer riscos e adotar práticas seguras, as organizações não apenas reduzem a probabilidade de incidentes, mas também fortalecem sua postura de segurança toda.
Além de mitigar riscos, um programa bem-estruturado de awareness promove conformidade com regulamentações, evita prejuízos financeiros e protege a reputação da empresa. Em um cenário no qual as ameaças estão em constante evolução, investir em conscientização é mais do que uma estratégia preventiva – é uma ação indispensável para garantir a resiliência e a sustentabilidade do negócio.
*Eduardo Costa é head de TI da SONDA Brasil