A Samsung comunicou na última sexta-feira (02) que um incidente de segurança cibernética afetou algumas informações de seus clientes nos Estados Unidos. A companhia garantiu que o ocorrido não comprometeu os números de CPF, cartões de crédito ou débito, porém, afirmou que em alguns casos, o incidente pode ter afetado dados como nome, contato e data de nascimento, por exemplo.
Em comunicado enviado para a redação da Security Report na manhã desta segunda-feira (05), a Samsung explicou que o incidente não afeta os consumidores brasileiros. Ainda segundo informações, o caso envolve apenas alguns sistemas dos EUA e algumas ações estão sendo adotadas para proteger os sistemas comprometidos. “Como parte da nossa investigação em curso, também envolvemos uma empresa externa líder em cibersegurança, e estamos coordenando com as autoridades. Permanecemos comprometidos em proteger as informações de nossos clientes, tratando este assunto com seriedade”, diz nota.
Além disso, a Samsung está notificando os clientes para conscientizá-los sobre esse assunto. “Lamentamos profundamente qualquer preocupação ou inconveniente que este incidente possa ter causado aos nossos valiosos clientes”, completa comunicado.
Essa não é a primeira vez que a Samsung sofre uma violação de dados. Em março deste ano, a empresa sofreu incidente em seu sistema de segurança. A violação em questão, segundo a companhia, envolvia códigos-fonte relacionados ao funcionamento dos dispositivos Galaxy. O grupo de hackers Lapsus$, conhecido no Brasil por outros ataques cibernéticos, seria o responsável pela exposição. Entretanto, na ocasião, a Samsung não comentou se o incidente tem relação direta com o grupo de cibercriminosos.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:
Hoje (02), estamos aproveitando para informar nossos clientes que descobrimos recentemente um incidente de segurança cibernética que afetou algumas de suas informações.
Queremos garantir aos nossos clientes que o problema não afetou os números do CPF ou os números dos cartões de crédito e débito, mas em alguns casos, pode ter afetado informações como nome, contato e informações demográficas, data de nascimento e informações de registro do produto. As informações afetadas para cada cliente relevante podem variar.
A Samsung detectou o incidente e tomou medidas para proteger os sistemas afetados. Como parte de nossa investigação em andamento, contratamos uma empresa líder de segurança cibernética externa e estamos coordenando com a aplicação da lei. Estamos notificando os clientes para conscientizá-los sobre esse assunto.
Na Samsung, valorizamos a confiança que nossos clientes depositam em nossos produtos e serviços – confiança que construímos ao longo de muitos anos. É por isso que a segurança e a privacidade dos dados de nossos clientes são de extrema importância para nós, e nossos produtos e serviços são projetados e construídos com isso em mente. Criamos uma página de perguntas frequentes em nosso site para perguntas e respostas adicionais, além de ações recomendadas.
A Samsung continua comprometida com a segurança e a proteção da privacidade de seus clientes. Ao trabalhar com especialistas líderes do setor, aumentaremos ainda mais a segurança de nossos sistemas – e suas informações pessoais – e trabalharemos para manter a confiança que você deposita na marca Samsung há mais de 40 anos. Lamentamos profundamente qualquer preocupação ou inconveniente que este incidente possa ter causado aos nossos valiosos clientes.”