Roberto Toscani assume como DPO e Head de Segurança da Informação na AeC

Executivo conta com quase 20 anos de experiência no setor e terá como objetivo elevar o patamar de SI na organização, amadurecendo a governança dentro do conceito de privacidade, de gestão de pessoas e de mitigação de risco

Compartilhar:

A jornada em Segurança da Informação de Roberto Toscani começou há quase 20 anos. Em toda essa trajetória, chegar à liderança foi um caminho natural para o executivo, que acaba de assumir a cadeira de DPO e Head de Segurança da Informação na AeC. A preocupação com que a empresa trata o tema e, principalmente, a forte estrutura na área de governança e gestão de acesso, garantem um grande potencial de expansão para a AeC e foi um dos pontos que chamaram a atenção de Toscani para aceitar o novo desafio.

 

“A AeC está à frente do mercado com uma proposta alinhada ao que acontece fora do Brasil. O que me chamou atenção foi o olhar estratégico da empresa para a Segurança da Informação. Achei inovadora a proposta do CEO Raphael Duailibi ao montar a estrutura da equipe de forma próxima a ele, com report direto ao Conselho a fim de trabalhar a área de Segurança em todos os setores e estruturas da empresa”, comenta o executivo em entrevista à Security Report.

 

Ele acrescenta que hoje, a AeC é a líder do setor no mercado brasileiro ocupando o primeiro lugar em avaliações de controle de Segurança. O trabalho agora é dar continuidade com a garantia de um nível avançado de maturidade e privacidade. “Meu objetivo é levar para outro patamar, amadurecendo a nossa governança dentro do conceito de privacidade, de gestão de pessoas e de mitigação do vazamento de informações e perda financeira. A SI passa a permear todas as estruturas do negócio”, diz.

 

Outra motivação de Toscani é atuar em uma empresa que já tem um alto nível de maturidade em Segurança, até porque, a SI é hoje um setor estratégico dentro da organização em que o gerenciamento e proteção de dados são considerados um patrimônio e itens fundamentais para atingir índices de sustentabilidade, boa governança e impacto social e econômico positivos. A empresa entra em um momento de governança de dados com uma área estruturada 100% para a Segurança da Informação ligada ao corpo executivo.

 

Carreira consistente

 

Na visão de Toscani, trabalhar, estudar e construir um mindset de crescimento são os principais skills do profissional de Segurança que deseja chegar à liderança. Não é somente o conhecimento técnico que irá alavancar a carreira, é preciso ter habilidade de conversar com todas as áreas e ter um olhar detalhado para o negócio, estabelecendo o quanto precisa de ferramentas de Segurança para apoiá-lo.

 

 

“Uma das principais habilidades é entender o negócio da empresa, o plano estratégico e o quanto a organização está precisando de Segurança para conseguir chegar em um caminho mais eficiente e promissor. O líder de SI não pode somente focar em qualificação técnica, mas em outras habilidades para engajar a sua equipe e se tornar um profissional de relevância para o mercado”, completa.

 

 

Na posição de liderança na AeC, Toscani terá espaço para auxiliar outros profissionais do time no processo de capacitação. Essa é uma das principais características que está no DNA do executivo. Segundo ele, quanto mais pessoas preparadas nessa área melhor para o mercado e para quem estiver liderando essa equipe. “Um líder de verdade cria sucessores, dá suporte para que outros também cresçam”, conclui.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo a TV Justiça, a Sociedade Esportiva Palmeiras, o Porto de Santos,...
Security Report | Destaques

Novos highlights da RSA: Da Soberania à solidariedade Digital

Fernando Galdino, diretor de Portfólio & Estratégia da SEK, fala à Security Report sobre os pontos mais importantes debatidos na...
Security Report | Destaques

CISOs buscam ocupar novos espaços na empresa

Já é demanda antiga do setor de Cyber alcançar um grau de relevância maior nas organizações, mas agora, com o...
Security Report | Destaques

Polícia abre investigação contra esquema de golpes cibernéticos

A operação se deu essa semana na cidade de Imperatriz, no Maranhão, segundo informou nota divulgada pela corporação. As primeiras...