Ricardo Castro assume novo desafio como Head de SI e DPO na M4U

Com passagens na SumUp, BRF e Banco Votorantim, executivo aceitou novo desafio com objetivo de revisitar todo o processo regulamentar aplicado à cibersegurança e ressignificar o papel da SI dentro da M4U, uma empresa do grupo Cielo

Compartilhar:

Diante de um mercado aquecido e com muitos desafios, está cada vez mais frequente as notícias de executivos da área de SI seguindo novos caminhos profissionais. A demanda é grande por CISOs qualificados, como é o caso de Ricardo Castro, que está de casa nova.

 

O executivo acaba de assumir a posição de Head de Segurança da Informação e DPO na M4U, uma empresa de tecnologia e que faz parte do grupo Cielo. Antes, Castro atuou como Gerente de SI na SumUp. Em entrevista para à Security Report, ele informou que seus principais desafios nesta nova jornada será revisitar todo o processo regulamentar aplicado à cibersegurança e ressignificar o papel da Segurança da Informação dentro da companhia.

 

“O segundo desafio é fazer com que Security by Design seja mais do que um conceito de desenvolvimento e sim um fator a ser considerado em todas as fases do ciclo de vida de um produto” comenta o executivo.

 

Castro considera a autonomia como a maior motivação, o que acabou contribuindo para aceitar o novo desafio profissional. Ele destacou que a M4U oferece um ambiente direcionado pela inovação, “horizontal, ágil, com times incríveis e com a vontade de manter a agilidade com parcerias transparentes, criando um modelo de cibersegurança que transcende o técnico”, completa.

 

“A SumUp tem uma cultura excepcional, o que faz com que pessoas excepcionais sejam parte do time. Mas mesmo com todas as entregas e comprometimento do time, eu sentia falta de ter autonomia para criar um modelo mais completo de proteção, mas ainda assim não burocratizante”, destaca Head de SI e DPO na M4U.

 

Com uma vasta experiência no setor de SI, Ricardo Castro considera os desafios de sempre na nova empresa como, os processos não burocráticos, a conquista de espaço com a entrega de valor e a criação de uma cultura de riscos e controles que não afaste as pessoas, mas que crie o sentimento de proteção.

 

Durante a entrevista, executivo destacou algumas tendências para a SI em 2021 e considera que será o ano da privacidade e do roupo de identidade. “Hoje, vivemos um momento muito claro de modelos de trabalho híbridos e quando você junta esses dois universos, você acaba tendo uma mistura inevitável de pessoa física e jurídica. Então, será o ano em que a Segurança vai ter que trabalhar muito de perto as questões de privacidade e proteção de identidade para pessoas físicas e jurídicas”, comenta Head de SI.

 

Castro ainda confirmou que já existem alguns projetos para serem colocados em prática, porém confidenciais, mas em curto e médio prazo. “Quero dar ampla visibilidade a toda a empresa de como podemos ter uma jornada de aprimoramento contínuo da proteção individual e corporativa sem um discurso opressor. Ninguém gosta de trabalhar com medo”, finaliza Ricardo Castro.


O executivo conta com passagens em empresas como BRF, Banco Votorantim, Banco Safra e Embraer com sólida capacidade de gestão de riscos, auditoria de SI e avaliação de controles internos, experiências obtidas ao longo de mais de uma década de atuação em companhias nacionais e internacionais.

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...