Relatório orienta blindagem do e-commerce brasileiro contra fraudes na Back Friday

Alerta vem à esteira de análises internas desse tipo de fraudes para a temporada alta de vendas de 2023. Já foram identificados 61% mais fraudes com o uso de robôs automatizados no primeiro trimestre, segundo pesquisa

Compartilhar:

O comércio eletrônico brasileiro deve estar atento aos ataques com uso de robôs automatizados durante os próximos meses, dois dos mais importantes para e-commerce por conta das vendas da Black Friday e do Natal, segundo a Signifyd. Ao analisar os cenários dos meses anteriores, a empresa alerta para a necessidade de atenção com as fraudes originadas por ataques de bots nas próximas semanas de novembro, as mais esperadas pelo comércio eletrônico.



A julgar pelos números de novembro de 2022, no Brasil foram detectadas 92% mais tentativas de fraudes com bots que a média mensal para o mesmo ano. No México, o segundo maior mercado de comércio eletrônico na América Latina e que ocupa o primeiro lugar em fraudes da região, apresentou 86% mais tentativas de fraudes com bots que a média mensal para o país neste ano.



As análises da empresa mostraram que o primeiro trimestre de 2023 teve o maior númeiro de ataques com bots no Brasil até agora. A Signifyd identificou 61% mais fraudes com o uso de robôs automatizados em comparação ao segundo período do ano. Assim, de forma decrescente, o segundo trimestre apresentou 53% mais fraudes com bots do que o terceiro, que apontou menos fraudes em 2023, até o momento.

Além disso, fevereiro foi o mês com mais fraudes de bots no ano no Brasil, seguido de janeiro e maio de 2023. Foram 119% mais fraudes desse tipo na rede da Signifyd do que a média por mês até outubro deste ano. As liquidações pós Natal, o Carnaval e o Dia das Mães aquecem as vendas online e atraem também a atenção dos fraudadores.



“Atualmente, as redes de fraudes contam com profissionais e recursos especializados para desenvolverem infinitas possibilidades de ataques. Os ataques de bots, além de imprevisíveis, acontecem muito rápido e de forma sucessiva, de tal modo que o prejuízo que podem causar pode ser inestimável”, observa Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd no Brasil.



“Para combater esses ataques e evitar prejuízos, os recursos de proteção utilizados pelos e-commerces devem estar sempre um passo à frente das técnicas utilizadas pelos fraudadores. Se os fraudadores já utilizam tecnologia avançada para cometer fraudes, o e-commerce que não faz o mesmo, certamente estará em desvantagem”, finaliza.



Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

AI Act: Quais novos padrões globais podem ser definidos com a lei europeia?

Lei de IA da União Europeia sinaliza tendência regulatória que pode impactar o Brasil e outros países
Security Report | Overview

Identidade comprometida responde por 90% do acesso inicial à infraestrutura crítica

Relatório da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA (CISA) reforça fragilidade da gestão e da segurança em...
Security Report | Overview

Aurora Coop otimiza cibersegurança em 30% com projeto de resposta a incidentes

Empresa colhe os frutos da adoção bem-sucedida de tecnologia da CrowdStrike, que aprimorou a visibilidade do ambiente e o tempo...
Security Report | Overview

Gartner: 75% das empresas vão priorizar backup de aplicativos SaaS até 2028

Risco de interrupções de TI destaca a necessidade de cópia e de sistemas contínuos de recuperação de dados críticos empresariai