Reino Unido está “carente” de habilidades cibernéticas

Ex-chefe de espionagem do GCHQ defende que crianças usem celulares pela segurança do país, porque elas exploram o mundo digital tanto quanto o mundo físico

Compartilhar:

Os pais que acreditam agir com responsabilidade por limitar o tempo que seus filhos passam na internet deveriam repensar: eles podem estar colocando a segurança de seus filhos e do Reino Unido em desvantagem, de acordo com um ex-chefe de espionagem do país.

 

“Se você parece estar fracassando na tentativa de afastar seus filhos do wifi ou de seus aparelhos digitais nas férias, não se desespere”, escreveu Robert Hannigan, ex-diretor do Quartel-General de Comunicação do Governo (GCHQ, na sigla em inglês), no jornal britânico The Telegraph.

 

Hannigan, que deixou o GCHQ no início deste ano, disse que muitas vezes os pais têm medo do mundo virtual por não entendê-lo como seus filhos.

 

“Precisamos de pessoas jovens para explorar este mundo digital assim como exploram o mundo físico”, disse, acrescentando que o Reino Unido está “desesperadamente carente” de habilidades cibernéticas.

 

“O nível básico de conhecimento é muito baixo e muitas vezes atrás de nossos competidores”, afirmou.

 

O Parlamento britânico e o Serviço Nacional de Saúde foram alvos de invasões cibernéticas nos últimos meses, e parlamentares, assessores e hospitais ficaram sem acesso aos seus sistemas de computadores, repletos de informações sigilosas.

 

Em uma reportagem publicada em janeiro, o site de empregos Indeed disse que o Reino Unido tem a segunda maior carência de mão de obra de segurança cibernética do mundo e que o interesse nestes empregos representa menos de um terço da demanda dos empregadores.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Golpes com Pix devem se tornar mais sofisticados em 2026, impulsionados por IA e engenharia social

Deepfakes, falsas centrais de atendimento e cobranças fraudulentas devem ganhar escala; Banco Central reforça mecanismos de proteção, mas comportamento do...
Security Report | Overview

Varejo sofreu uma tentativa de fraude a cada 2 minutos em 2025, aponta estudo

Foram 195.217 tentativas de fraude entre janeiro e setembro de 2025 no setor, um aumento de 4,1%. A Serasa Experian...
Security Report | Overview

Uso de IA em fraudes de identidade dispara 300% e coloca e-commerce em alerta

Relatório global da Veriff indica que uma em cada 25 verificações digitais em 2025 foi fraudulenta; América Latina registra alta...
Security Report | Overview

Instabilidade no e-commerce da Pague Menos expôs preços falsos de produtos

Consumidores da rede de drogarias publicaram nas redes ofertas muito abaixo do padrão de ofertas da companhia e pagamentos direcionados...