Reconhecimento de íris é promessa de segurança

Tecnologia desenvolvida pela Samsung e aplicada em seu flagship obtém características biométricas únicas e reforça proteção dos dados em dispositivos móveis

Compartilhar:

A tecnologia de digitalização de impressões digitais da Samsung tem sido amplamente utilizada com o intuito de garantir a segurança de dispositivos móveis e a proteção de dados, tais como informações de pagamento móvel em serviços como Samsung Pay. Com o Galaxy Note7, as novas tecnologias de reconhecimento de íris foram integradas com o objetivo de oferecer aos usuários uma forma adicional de autenticação, reforçando a segurança. Com esta tecnologia inovadora, altamente segura e extremamente prática, basta o usuário olhar para a tela do dispositivo para concluir o processo de autenticação.

Apenas para os Seus Olhos

O reconhecimento de íris é um método automatizado de identificação biométrica que utiliza o reconhecimento de um padrão matemático de imagens da íris de um indivíduo, a partir de um ou de ambos os olhos.

Para obter tais imagens, um dispositivo de autenticação escaneia a íris, que é o anel fino e colorido do olho e que abre e fecha a pupila como um obturador de câmera, regulando assim a quantidade de luz que atinge a retina.

Cada indivíduo possui um padrão diferente da íris, em cada olho, e se mantém inalterado ao longo da vida. Essa característica, combinada com o fato de que os padrões de uma íris são quase impossíveis de serem replicados, torna a leitura da íris uma das mais seguras e confiáveis técnicas de autenticação biométricas disponíveis.

Como resultado, isso vem sendo amplamente utilizado para controles de acesso, controle das fronteiras e segurança em aeroportos.

Trazendo a biometria para o smartphone

Uma vez que o usuário registra as informações da sua íris em um Galaxy Note7, um código encriptado é armazenado em uma área segura do smartphone. Quando um usuário tenta acessar o aparelho, ou um aplicativo protegido, o LED infravermelho (IR) e a câmera da íris trabalham em conjunto para capturar o padrão da íris do indivíduo para o reconhecimento e armazenamento, digitalizando o padrão, e comparando esse padrão digitalizado com o código criptografado para garantir o acesso do usuário.

A Samsung foi capaz de criar dois novos componentes para permitir o reconhecimento da íris, sem sacrificar o design do Galaxy Note7. Para isso, o dispositivo foi equipado com uma câmera dedicada para o reconhecimento da íris, que utiliza um filtro de imagem especial para receber e reconhecer as imagens refletidas da íris, com uma luz LED infravermelha (IR).

A luz infravermelha permite um melhor alcance para a leitura da íris. Além disso, diferente das imagens tradicionais visíveis (RGB), que podem ser afetadas pela cor da íris ou luz ambiente, as imagens infravermelhas exibem padrões nítidos e têm baixo reflexo de luz.

A tecnologia proprietária da Samsung também faz uso da luz emitida pelo visor do Galaxy Note7, para que o scanner receba dados mesmo em ambientes com pouca luz.

Juntos, esses componentes garantem que a leitura da íris seja precisa e rápida.

E com o Galaxy Note7, os usuários podem ficar tranquilos sabendo que as informações de sua íris são criptografadas e armazenadas com segurança no hardware da plataforma Knox, assim como os dados das impressões digitais foram armazenados no passado. Além disso, apenas uma pessoa pode registrar as informações da sua íris, o que significa que, mesmo se o dispositivo for perdido ou roubado e alguém tiver acesso ao smartphone, as informações da íris do usuário não serão comprometidas ou utilizadas.

O LED infravermelho do Galaxy Note7 também é seguro para uso, sem risco à saúde por conta da sua tecnologia, tendo recebido o mais alto nível de certificação: International Electrotechnical Commission (IEC) 62471 (fotoestabilidade biológica). O dispositivo desliga automaticamente caso detecte que o olho humano está muito próximo ou exposto há muito tempo ao sensor de LED infravermelho.

As atenções se voltam para a Segurança de dispositivos móveis

Aproveitando esta tecnologia de digitalização da íris, o Galaxy Note7 oferece novos serviços para dar ainda mais segurança.

O primeiro é a Pasta Segura, uma pasta separada que permite aos usuários proteger e gerenciar aplicativos e arquivos particulares de forma segura por meio do reconhecimento de íris, impressão digital, senha tipo padrão ou PIN.

Os usuários podem aproveitar o serviço para manter os dados privados e pessoais, como informações bancárias, completamente separados em seus smartphones. Também é uma ótima ferramenta para os pais que querem bloquear o acesso a jogos ou conteúdos específicos de seus filhos. A Pasta Segura é fácil de usar e tem poucas restrições para o armazenamento de conteúdo ou compartilhamento de aplicativos no dispositivo.

Outro recurso de segurança adicional, o Samsung Pass, permite que os usuários façam login rapidamente em sites pelo navegador Internet da Samsung, usando uma autenticação biométrica. Como os usuários não precisam perder tempo inserindo um nome de usuário ou senha, o Samsung Pass acrescenta um elemento de conveniência para a mais recente edição do Galaxy Note.

Enquanto continuamos a armazenar e ter acesso a informações mais privadas e altamente sensíveis em nossos smartphones, o Galaxy Note7 proporciona confiança aos usuários na segurança e na privacidade que eles almejam.

Para a empresa, a tecnologia de leitura da íris também pode ser utilizada para autenticar o acesso ao contêiner Knox Workspace, que é creditado, com confiança, por muitos dos nossos clientes empresariais, para reforçar a segurança por meio de uma solução de EMM corporativa da escolha do usuário.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365