Provedores de serviços de internet estão na mira dos ataques DDoS

Desde o início da semana, várias operadoras do estado do Rio de Janeiro estão sofrendo com ataques de negação de serviço, causando impactos nos acessos e, em alguns casos, interrompendo a conexão da internet. De acordo com uma das empresas responsáveis pelo fornecimento desse serviço, mais de 22 provedores estão sob ataques

Compartilhar:

Os ISPs (Internet Service Providers) estão na mira do cibercrime. No início desta semana, várias operadoras do Rio de Janeiro estão sofrendo ataques DDoS, deixando os clientes com conexão lenta ou completamente sem internet.

 

A MS Fibra, que atua em Angra dos Reis, explicou em comunicado, que mais de 22 provedores do estado do RJ estão sob ataques de DDoS, o provedor ainda ressaltou que segue trabalhando internamente e em conjunto com autoridades para mitigar os impactos. “Os ataques são de alto fluxo e vindo de diversas origens, dificultando as contramedidas aplicadas”, diz a nota.

 

Além desse relato, outros provedores também compartilharam os problemas que estão enfrentando nos últimos dias. A OK Virtual, que atua na Região dos Lagos, reforçou que as equipes de Engenharia de Redes seguem atuando para atenuar essas ameaças e normalizar os serviços o mais breve possível. Já a Entra Telecom, de Arraial do Cabo, confirmou que também passa pela mesma situação e que os ataques DDoS estão sendo realizados contra os serviços prestados.

 

Em pronunciamento, a K1 Fibra, de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, explicou que vem enfrentando instabilidade em algumas localidades desde 26 de fevereiro, bem como a Voar Telecom, prestadora dos serviços em Jaconé e Tanguá, ressaltando que o suporte segue 100% de prontidão. “Mas de toda forma, não é possível localizar a origem, e nem sempre conseguimos conter 100% dos casos”, comenta a Voar Telecom.

 

Os ataques DDoS são ameaças mais comuns no cenário atual de Segurança Cibernética e os cibercriminosos aproveitam múltiplos e diferentes vetores para aumentar o impacto e dificultar a mitigação dos ataques. É o que aponta a Radware em relatório divulgado na última semana, revelando que o cenário global de DDoS está evoluindo rapidamente. Em 2022, os perfis desse tipo de ação ganharam uma nova dimensão em termos de número, frequência, volume, potência, duração e complexidade.

 

Em 2022, o número de ataques DDoS cresceu 150% em uma base global, em comparação ao ano anterior. Mais da metade das ações foram dirigidas a organizações na Europa, Oriente Médio e África (EMEA). As Américas foram responsáveis por 35% dos ataques, enquanto 7% tiveram como alvo organizações na região Ásia Pacífico (APAC).

 

Em painel de debates, a TVSecurity reuniu especialistas para debater as oportunidades em contar com serviços de Segurança Cibernética nas propostas de negócio, a fim de agregar valor aos ISPs. Na ocasião, diante da retomada forte das empresas na era digital e consolidação dos modelos de trabalho remoto, os profissionais presentes comentaram o quanto a Segurança vem desempenhando um papel de parceria, atenta aos temas que são relevantes para o board como continuidade de negócio.

 

Os novos hábitos no online provocados pela pandemia de COVID-19, de certa forma, abriram também novos caminhos para agregar valor aos serviços de internet, com recursos de segurança, antivírus e firewall, por exemplo.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...