A AXIA Energia conquistou dois prêmios em segurança da informação. O programa de resiliência operacional da Axia Energia, desenvolvido pelo gestor de SI, Renato lima em parceria com a NetGlobe Cyber Security, conta com foco na continuidade do negócio e levou o Prêmio Bronze na categoria Case do Ano do Prêmio Security Leaders. A empresa também venceu o CIONET Brasil Awards.
O principal objetivo do PROAXIA é identificar, prevenir e mitigar riscos operacionais e de segurança, tornando a gestão da empresa mais proativa e preparada para enfrentar adversidades. O programa, que atua de forma integrada, identificou ao longo de 2025, 50 novos riscos que antes não estavam mapeados, aprimorou a metodologia de robustez e a visão da empresa sobre possíveis ameaças e vem contribuindo para promover uma cultura de adaptabilidade em toda a companhia.
“A integração das melhores práticas internacionais e a mobilização de toda a organização fizeram do PROAXIA um marco de referência em segurança da informação no setor elétrico. O PROAXIA é hoje um exemplo de excelência e inovação e pode ser modelo para outras empresas e segmentos de infraestrutura crítica, ampliando ainda mais o resultado positivo do projeto no setor”, avaliou Daniel Botelho De Sousa, diretor de Segurança da Informação da AXIA Energia.
O PROAXIA realiza o mapeamento completo dos macroprocessos da empresa, classificando-os pelo nível de criticidade e identificando fornecedores essenciais. Isso permite descobrir vulnerabilidades que podem gerar riscos para a operação. Ao mesmo tempo, o programa transforma a gestão reativa em uma estratégia preventiva e a empresa passa a antecipar e se preparar para eventos impactantes, em vez de apenas reagir quando eles acontecem. Uma das ações vem sendo a realização de simulados corporativos de gestão de crises, incluindo fornecedores críticos, para testar sua capacidade de resposta diante de incidentes.
O projeto contou com a consultoria da Netglobe Cyber Security, que estruturou uma unidade de negócios dedicada à resiliência operacional e inteligência cibernética estratégica. “Esse projeto demonstra que resiliência operacional vai muito além de tecnologia, é uma transformação cultural em segurança da informação. Temos orgulho de contribuir com expertise para estruturar um programa que se torna referência e que pode inspirar outras empresas a adotarem uma postura proativa em cibersegurança”, completa Renato Batista, CEO da Netglobe Cyber Security.
A Axia Energia é uma empresa de energia 100% renovável do Hemisfério Sul, é responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A companhia possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.