O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em seu perfil oficial na rede Truth Social que assinou uma ordem executiva para conceder perdão presidencial a Ross Ulbricht, criador do portal clandestino Silk Road, notório por comercializar entre seus usuários drogas ilícitas, ferramentas de ações cibercriminosas e documentos falsos.
Em seu anúncio, Trump criticou a sentença de prisão perpétua direcionada a Ulbricht, bem como os métodos supostamente excessivos aplicados tanto pelas autoridades policiais quanto pelo sistema judiciário que o julgou. Ele foi preso em 2013 pelo FBI, culminando consequentemente com a interdição do fórum da Dark Web e sua condenação à prisão perpétua em 2015, por tráfico de drogas, invasão de computadores e lavagem de dinheiro.
De acordo com informações coletadas pelas investigações, a Silk Road movimentou mais de 214 milhões de dólares em bitcoins, por meio da comercialização de diversos produtos ilegais, cuja transação encontram ambiente propício na Dark Web. As autoridades ainda estimam que mais de 100 mil pessoas podem ter acessado o domínio. A polícia norte-americana não informou dados sobre os impactos das atividades cibercriminosas viabilizadas pela Silk Road.
*Com informações da BBC Brasil, G1 e FBI