A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, sofreu um ataque cibernético na madrugada desta quarta-feira (10). Segundo comunicado divulgado, o caso está sendo registrado na Delegacia de Crimes Cibernéticos para as devidas apurações, o órgão, ainda menciona a modalidade do ataque como internacional, ou seja, nos moldes do que vem ocorrendo com vários órgãos públicos, como os governos estadual, em 2023, e federal, este ano.
Por conta do incidente, os serviços realizados virtualmente, como o agendamento ao CadÚnico e o De Olho na Consulta, estão fora do ar, assim como o portal da Prefeitura. “Todas as medidas jurídicas, técnicas e administrativas necessárias estão sendo adotadas pelo município”, explica a nota. Ainda de acordo com o órgão, a previsão é que os principais serviços comecem a ser normalizados em até 72 horas.
Em 19 de abril deste ano, a prefeitura de Pedro II, no Piauí, também foi alvo de um incidente cibernético, causando a indisponibilidade do site oficial da instituição temporariamente. Na época, o órgão informou os cidadãos locais sobre o ocorrido e confirmou a retomada do domínio web. Segundo a explicação, imediatamente após a detecção da atividade suspeita, as equipes de Tecnologia da Informação foram acionadas para restaurar o acesso e neutralizar as ameaças ainda persistentes.
A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes:
“A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informa que sofreu um ataque hacker internacional, nos moldes do que vem ocorrendo com vários órgãos públicos, como os governos estadual, em 2023, e federal, este ano. O fato, ocorrido durante a madrugada, está sendo registrado na Delegacia de Crimes Cibernéticos
Serviços realizados de forma virtual, como o agendamento ao CadÚnico e o De Olho na Consulta, estão fora do ar, bem como o portal da Prefeitura. Todas as medidas jurídicas, técnicas e administrativas necessárias estão sendo adotadas pelo município e a previsão é de que os principais serviços comecem a ser normalizados em até 72 horas.”