A Porto, companhia com atuação nos setores de seguros divulgou um desafio na sua estrutura de TI. Segundo a organização era preciso modernizar o ambiente de backup, com mais segurança, escalabilidade e facilidade de gestão. Diante disso, a empresa em parceria com a Commvault instalou uma operação que envolve mais de 13 mil colaboradores, 27 empresas e uma estrutura complexa de TI.
Segundo, a organização era preciso otimizar sua solução de backup baseada em agentes e hardwares legados. Diante da volumetria e da diversidade de ambientes, existia um esforço das equipes técnicas para garantir janelas de backup eficientes e restaurar arquivos rapidamente, o que, em determinadas situações, refletia diretamente nas operações críticas do negócio. Em 2023, a Porto abriu um RFP (“Request For Proposal”) com o intuíto de evoluir e transformar sua solução anterior de backup, que já não atendia às exigências de escala e recuperação de informações.
Otimização de recursos
De acordo com os dados, a implementação substituiu a arquitetura existente por uma solução unificada e escalável, simplificando a administração, acelerando os processos de backup e restauração, e otimizando o uso de recursos. A solução, segundo os especialistas foi a migração gradual, priorizando ambientes simples.
“O projeto nos trouxe não só mais segurança, mas também a possibilidade de consolidar nossas operações de backup em uma plataforma única”, destacou Daniel Martins, líder de tecnologia de backup da Porto. “Hoje, restauramos arquivos essenciais com poucos cliques e garantimos máxima confiabilidade para nossos negócios e clientes.”
Medidas após implantação
A empresa afirmou que a estrutura de Tecnologia da Informação permitiu que os profissionais responsáveis pela plataforma de Backup foquem em atividades estratégicas e em ganho de eficiência. Além de automatizar processos, eliminando a necessidade de intervenção manual e reduzindo riscos operacionais.
“Temos conversado com vários clientes sobre se recuperar mais rápido e facilitar testes de recuperação do que é importante para identificar e otimizar cada vez mais a estratégia de Cyber Resilience. A parceria com a Porto é um excelente exemplo de como a tecnologia certa, combinada com uma visão estratégica de TI, pode melhorar a forma como as empresas protegem e gerenciam seus dados”, diz Marcelo Rodrigues, country manager da Commvault.