Polícia Federal interrompe emissão de passaportes por tentativa de ciberataque

Em nota publicada hoje (18) no site oficial, a autoridade policial informa que o incidente ocorreu ainda no começo dessa semana, e a medida foi tomada em favor da proteção aos novos solicitantes do documento. As emissões apenas devem ser retomadas após as investigações confirmarem a integridade do sistema

Compartilhar:

A Polícia Federal informou, por meio de nota oficial publicada hoje (18) em seu site oficial, que suspendeu a emissão de novos passaportes pela internet por tempo indeterminado devido a uma tentativa de ataque cibernético à rede da instituição. A PF não deu detalhes da natureza desse incidente, mas informou que apenas voltará a imprimir novos documentos quando a integridade dos sistemas for garantida pelas investigações, em favor da proteção dos dados do cidadão.

 

Sem uma estimativa clara de quando haverá essa retomada, a Polícia recomenda que os usuários sem viagem programada para os próximos 30 dias aguardem até a data e horário marcados para os processos de emissão. Já os que puderem comprovar uma viagem internacional dentro desse período deverão repassar a documentação probatória do trajeto com urgência à unidade emissora mais próxima.

 

“Como informado em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (17/4), os agendamentos previamente realizados serão atendidos normalmente na data e horário marcados. A PF já iniciou as investigações e segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço”, acrescenta o alerta da força policial.

 

A nota a qual a PF se refere ainda não dava conta de que a indisponibilidade era em decorrência de uma tentativa de ataque cibernético. Todavia, as mesmas orientações à sociedade foram oferecidas naquele momento. Da mesma forma, já reafirmava que os agendamentos já feitos anteriormente estavam mantidos.

 

A Security Report publica, na íntegra, comunicado da Polícia Federal disponível em seu site oficial:

 

“A Polícia Federal informa que foi detectada, no início desta semana, tentativa de invasão ao ambiente de rede da instituição.

 

Por precaução, o serviço de agendamento de emissão de passaporte pela Internet foi interrompido e será retomado após a verificação de integridade dos sistemas.

 

A PF já iniciou as investigações e segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço.

 

Como informado em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (17/4), os agendamentos previamente realizados serão atendidos normalmente na data e horário marcados.

 

Para os usuários que não tiverem viagem programada para os próximos 30 dias, a Polícia Federal recomenda aguardar a normalização do serviço.

 

Aqueles que comprovadamente tenham necessidade da emissão do documento de viagem nos próximos dias devem enviar a documentação comprobatória da urgência a uma unidade emissora de passaporte.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Sem Cibersegurança, não há soberania: estudo reforça demanda por independência digital

Pesquisa formulada pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio defende a integração de dados, IA e segurança...
Security Report | Destaques

Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul amplia maturidade de SI com arquitetura unificada

Com baixa centralização das políticas e um amplo gap de mão de obra para aplicar boas práticas de Segurança, o...
Security Report | Destaques

Principal preocupação dos CEOs no Brasil é a Cibersegurança, alerta pesquisa

Estudo da EY-Parthenon revela também que transações corporativas e inteligência artificial ganham protagonismo nas estratégias empresariais
Security Report | Destaques

25% das violações de segurança terão origem em identidades de agentes até 2028

Dado apresentado pelo Gartner durante Conferência de Segurança e Gestão de Risco vem em linha com a tendência de o...