Polícia Federal deflagra operação contra invasão aos sistemas do TSE

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São Miguel do Gostoso/RN e Maracanaú/CE

Compartilhar:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (25/6) a operação Eleitor Protegido, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de invasão ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral através do aplicativo e-Título, de uso dos cidadãos brasileiros.

 

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São Miguel do Gostoso/RN e Maracanaú/CE.

 

Os suspeitos foram responsáveis pela utilização ilícita do aplicativo E-Título para fins de inscrição eleitoral em nome de pessoas públicas.

 

O TSE detectou o problema e identificou 158 registros de irregularidades realizadas por meio do aplicativo, de características diversas, que vão desde a emissão de título de eleitor até a inscrição como mesário voluntário, em nome das vítimas.

 

Os investigados devem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático.

 

A investigação terá continuidade para esclarecer qual era a motivação e o objetivo dos investigados com a invasão dos sistemas do TSE.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

89% das violações em genAI na saúde envolvem dados regulamentados

Relatório anual da Netskope revela que a exposição de prontuários em ferramentas de IA no setor é quase três vezes...
Security Report | Overview

ANPD defende estratégias de data protection nos sistemas do SUS

Evento de Segurança da Informação reuniu entidades e especialistas de proteção de dados para fortalecimento da integridade de dados no...
Security Report | Overview

Campanha de espionagem sequestra Google Drive e Windows para atacar governos

Operação "Silver Dragon" utiliza backdoor personalizado e serviços legítimos do sistema operacional para monitorar instituições públicas na Ásia e Europa
Security Report | Overview

Sistemas legados facilitam ataques de ransomware na indústria brasileira?

Convergência entre TI e chão de fábrica expõe máquinas obsoletas e torna a manufatura o setor mais visado por cibercriminosos