Plataforma fornece acesso seguro a aplicações e sistemas sem uso de senhas

Solução tem como objetivo facilitar o acesso com segurança mesmo em trabalhos remotos

Compartilhar:

A Embratel anunciou esta semana o lançamento do Embratel Connect + ID, solução que fornece acesso controlado e auditado a sistemas, aplicações e dispositivos das companhias sem o uso de senhas, mitigando ataques cibernéticos e riscos para a privacidade dos dados.

 

A autenticação dos usuários na plataforma baseia-se em uma chave de identificação única criada no momento de configuração. A chave é armazenada em uma área confiável do smartphone do usuário protegida com sua biometria. Para acessar aplicações ou sistemas corporativos, basta que usuário utilize a biometria do seu dispositivo para comprovar sua identidade. A partir disso, automaticamente o sistema é liberado, sem a necessidade da digitar uma senha.

 

As credenciais são criadas utilizando os principais protocolos de mercado, e são armazenadas junto com as chaves de identificação no Hub Management, central de gestão da própria plataforma e protegida por fortes padrões de criptografia. Todo esse processo fornece eficiência e protege a rede corporativa e os dados da empresa.

 

Por meio da solução, é possível criar um túnel de segurança exclusivo para comunicação com sistemas e dispositivos, adicionando uma camada extra de segurança, com mais proteção para a comunicação entre pessoas e dispositivos, inclusive com a possibilidade de criar uma plataforma própria de videoconferência, ligações por voz, compartilhamento de documentos, chats e mensagens com criptografia, eliminando o uso de VPN.

 

“Com a oferta, riscos são mitigados mesmo quando os dados e serviços estão hospedados em múltiplas Nuvens ou a conexão à rede esteja sendo realizada fora do escritório”, diz o executivo, lembrando que soluções de segurança são essenciais para mitigar riscos financeiros às empresas. Segundo pesquisas de mercado, o custo de uma violação de dados atinge, em média, mais de US$ 4 milhões – o equivalente a R$ 20 milhões, na cotação atual da moeda brasileira.

 

A plataforma permite gerenciamento de múltiplos dispositivos de Internet das Coisas (IoT), simplificando o acesso remoto e tornando-o mais seguro, atuando em possíveis vulnerabilidades como tráfego de dados maliciosos. Com o Embratel Connect + ID, as maiores preocupações de segurança em IoT como uso senha padrão, autenticidade e gestão de identidade são solucionadas. A plataforma endereça esses desafios, além de tratar a comunicação M2M (Machine to Machine) sem intervenção humana, com os dispositivos trocando de redes de forma segura.

 

O Embratel Connect + ID possibilita gerenciar recursos como máquinas virtuais, serviços de Nuvem e strings de conexão a bancos de dados por meio de uma interface web simples e intuitiva. Os gestores podem conceder permissões, adicionando, removendo e alterando acessos de usuários. Também podem monitorar o uso dos recursos compartilhados e atividades, como uso de equipamentos e credenciais.

 

Com a facilidade de ser gerenciada por meio de qualquer dispositivo remoto, a solução possibilita a redução de custos operacionais, dispensando a necessidade de suporte aos usuários por perdas, esquecimentos ou troca de senhas.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware
Security Report | Overview

Fraudes com Pix e QR Code crescem na América Latina, aponta pesquisa

Levantamento mostra as principais táticas utilizadas e os tipos de vulnerabilidades exploradas por criminosos ao realizarem fraudes financeiras em países...
Security Report | Overview

Malware disfarçado em DeepSeek e WPS Office é identificado em nova campanha

Relatório mostra uma nova campanha de ciberataques que usa malware disfarçado de outros sites para o roubo de dados confidenciais,...