A BMC apresenta os resultados da sua 18a pesquisa anual sobre mainframes, que reforça o valor de mainframe e seu crescimento contínuo como uma plataforma para inovação.
Uma nova apreciação para a resiliência e escalabilidade do mainframe surgiu da grande dependência na tecnologia pela mudança no cenário digital decorrente da pandemia da COVID-19. A pesquisa deste ano da BMC, com mais de 800 executivos e profissionais técnicos, mostrou algumas tendências:
– 94% dos respondentes têm uma percepção positiva do mainframe e 63% relataram um aumento de investimento em mainframes ao longo do último ano.
– Conformidade e segurança continuam como as principais prioridades para os usuários de mainframe – uma prioridade que surgiu primeiramente em 2019.
– DevOps e AIOps continuam a crescer no mainframe, enquanto o volume de dados e o número de bancos de dados continuam a crescer de forma significativa.
– A nuvem surgiu como uma das quatro prioridades principais para o próximo ano para 35% dos respondentes, com interesse crescente na implantação de tecnologias de nuvem, como armazenamento e backups em nuvem.
Os resultados da pesquisa corroboram também a necessidade das organizações fortalecerem seus processos de mainframe corporativo com ferramentas que entreguem maior velocidade, confiabilidade e segurança.
Conformidade e segurança são principais prioridades
Conformidade e segurança lideram a lista de prioridades das organizações de mainframe, com 61% dos respondentes citando estes dois fatores como principais problemas, seguidos da otimização de custos (49%), aprimoração da automação (41%), e recuperação de dados (40%).
Estas prioridades correspondem ao aumento de uso de soluções PII (Personally Identified), um aumento de 7% em respondentes usando uma solução dedicada de segurança da informação para mainframes e gerenciamento de eventos (SIEM) desde 2021, com monitoramento de usuários privilegiados e controle de acesso, e serviços de simulação de ataques externos.
“Nossa pesquisa destaca que as empresas que investem na modernização do desenvolvimento de aplicações e práticas de operações no mainframe apresentam uma inovação significativamente mais rápida, atingindo altos níveis de resiliência,” disse John McKenny, vice-presidente sênior e gerente geral de Intelligent Z Optimization and Transformation.
“À medida em que a inovação em mainframes continua, as organizações que não estão investindo no mainframe colocam seus negócios e seus clientes em um risco significativo.”
Inovação contínua do DevOps e crescimento do AIOps previstos para o próximo ano
O crescimento do mainframe enfatiza a inovação e um aumento no uso de DevOps e AIOps para gerar resultados de mundo real.
Sessenta e dois por cento dos respondentes relataram usar práticas DevOps no mainframe, reconhecendo a necessidade de rapidamente atualizar aplicações centrais para acompanharem as demandas da empresa e melhorarem a qualidade do desenvolvimento de aplicações.
O uso de AIOps em ambientes mainframe e não-mainframe cresceu de forma considerável, de 25% em 2021 para 32% em 2023. Foram reduzidos desafios na implementação de AIOps incluindo custos, complexidade e a necessidade de equipes especializadas.
Os usuários atuais relatam melhor uptime, assim como da capacidade de detectar problemas rapidamente, além de compreender tendências futuras como os maiores valores entregues pelo AIOps.