77% das instituições financeiras já realizam algum tipo de operação eletrônica

Levantamento revela ainda que tecnologias de acesso único estão presentes em 88% das organizações e em planejamento ou implantação em 10%

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A Febraban Tech 2022 será palco para a apresentação de um levantamento sobre o setor financeiro conduzido no Brasil pela consultoria em identidade digital Netbr com apoio da sua parceira global Ping Identity. O estudo foi realizado através de pesquisa presencial com a participação de gerentes e diretores de 27 entre os maiores bancos, meios de pagamento e instituições de crédito instalados no Brasil. O resultado mostra que 77% das instituições já realizam (ou estão em vias de realizar) algum tipo de operação eletrônica “passwordless”; isto é, sem exigir dos clientes a digitação de uma senha.

 

Além disto, metade das instituições já proporcionam onboarding digital de clientes, em pelo menos um produto financeiro, enquanto outros 50% estão implantando o modelo. Outra revelação da pesquisa atesta que a corrida dos bancos e varejo financeiro para eliminar obstáculos ao cliente está expressa pela adesão à assinatura única de usuário. As tecnologias de acesso único estão presentes em 88% das instituições e em planejamento ou implantação em 10%.  

 

A necessidade de compartilhar dados de clientes, em decorrência das normas do Open Banking, e de gerenciar contratos digitais de consentimento (obrigatórios pela LGPD) está impulsionando o crescimento de soluções de gerenciamento de acesso e identidade do consumidor. Bem pouco empregadas pelos bancos há pouco mais de três anos, as plataformas de CIAM (Customer Identity and Access Management) estão presentes em 10% das instituições, mas outras 82% estão com projetos ou implantações em andamento.

 

Experiência do cliente

 

A Netbr e a Ping Identity irão mostrar os paradigmas disrupitivos que os sistemas bancários da Europa, Austrália, EUA e também do Brasil, estão absorvendo no combate à fraude, à violação de dados e na otimização da experiência do cliente.

 

Estes exemplos dão o cenário de como os bancos tradicionais estão orquestrando seus sistemas para funcionar de forma mais ágil e flexível, e transformando obstáculos legais de privacidade em novas oportunidades competitivas.

 

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