O CIO da Livraria Cultura, Jesus Garcia, abre o segundo dia da 7ª edição do Congresso Security Leaders chamando a atenção sobre o tema de SI dentro das organizações brasileiras. “Segurança não é um assunto pesado, como muitos acham. É um tema sério e é uma responsabilidade de todos da empresa”, destaca.
Em muitas organizações, a área de Segurança da Informação está abaixo da TI. Nesses casos, quais são os principais desafios do CIO? Na visão de Garcia, as empresas devem investir em ferramentas tecnológicas para prover a segurança, mas não devem esquecer de trabalhar o comportamento dos colaboradores.
“Não adianta investir em segurança, se não conscientizarmos toda a organização sobre os riscos eminentes da internet. Como CIO, digo que o principal desafio é buscar um equilíbrio entre atender as pressões e demandas de negócio, mas fazendo isso de forma segura, com rastreabilidade e transparência com o usuário e também com nossos clientes”, aponta.
Segundo ele, essa tarefa não é fácil, pois o CIO precisa prover mecanismos para a empresa ganhar dinheiro, estar bem posicionada no mercado, atender bem os clientes, ter simplicidade na operação e facilidade nos processos.
“Mas em cada um desses itens temos que contar com a segurança. Hoje, oferecemos Wi-Fi gratuito nas lojas e o meu desafio é encontrar um equilíbrio entre a entrega de experiência para o consumidor, mas de forma segura. Precisamos ter o mínimo de rastreabilidade para identificar o usuário e fazemos isso de forma transparente, para que o cliente não tenha muito trabalho para se conectar e faça isso com segurança”, completa.