Novos ataques cibernéticos afetam aeroporto e metrô da Ucrânia

País foi vítima de ciberataque no início do ano e governo já previa nova onda de ameaças; a Ucrânia acredita que a Rússia possa ser responsável pelos ataques regulares e está reforçando sistemas estatais

Compartilhar:

Ataques cibernéticos atingiram o aeroporto ucraniano de Odessa e o sistema de metrô em Kiev nesta terça-feira, com a Equipe de Resposta de Emergência Informática (Cert, na sigla em inglês) informando que uma nova onda de hackers estava atingindo o país e alertando as redes de transporte sobre os riscos.

 

A Ucrânia foi a principal vítima de um grande ataque cibernético no início deste ano, e o governo advertiu em 13 de outubro que outra onda poderia estar chegando.

 

“Pedimos aos proprietários de sistemas de telecomunicações, outros recursos de informação, principalmente de infraestrutura de transporte, bem como usuários comuns de Internet, para seguir os requisitos de segurança mais rígidos”, afirmou a Cert em comunicado.

 

A polícia cibernética e o ministério da Infraestrutura disseram que os ataques desta terça-feira não pareciam constituir ser em massa. O Banco Central afirmou que o sistema bancário estava funcionando normalmente.

 

O aeroporto de Odessa disse que intensificou as medidas de segurança, enquanto o metrô de Kiev reportou um ataque ao seu sistema de pagamento.

 

“Nós relatamos que o sistema de TI do aeroporto internacional de Odessa foi atingido por um ataque de hackers. Todos os serviços do aeroporto estão trabalhando em um modo mais rígido”, disse o aeroporto em comunicado.

 

A Ucrânia, que acredita que a Rússia está por trás de ataques regulares em seus sistemas informáticos, está tentando implementar uma estratégia nacional para manter as instituições estatais e as empresas estratégicas seguras.

 

Moscou nega que esteja por trás dos ataques cibernéticos ao país vizinho.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Itaú Unibanco lança campanha nacional de Marketing sobre Segurança e fraudes

Filmes serão exibidos na programação da TV Globo; campanha faz parte da estratégia para posicionamento do Itaú como banco referência...
Security Report | Overview

Brasil é uma das principais origens de ataques de DoS, aponta levantamento

Relatório da ISH Tecnologia também apresenta tentativas de logins mais usadas por criminosos, entre outros dados
Security Report | Overview

27% dos ataques cibernéticos na América Latina miram infraestrutura crítica

Pesquisa da Kaspersky também revela problemas no setor de transporte e manufatura
Security Report | Overview

Paris 2024: pesquisa revela que os Jogos estão em alto risco de ciberataques

De acordo com a Unit 42, os ciberataques são as principais ameaças ao evento esportivo mais importante do ano, com...