Novo SOC as-a-Service busca enfrentar gap de mão-de-obra na Segurança

O objetivo do SOC é atender às necessidades de cada cliente e preencher as lacunas deixadas na área de tecnologia

Compartilhar:

A Leadcomm lançou o novo Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center, em inglês) as-a-Service; com a premissa de oferecer uma gestão de riscos cibernéticos para empresas de todos os setores, desde PMEs até grandes corporações.

O objetivo do serviço é acompanhar em tempo real os ativos mais valiosos das companhias, por meio da SIEM Sumo Logic – reconhecida como uma das melhores plataformas do mundo em termos de desempenho e escalabilidade. Com uma operação 24×7, o serviço abrange os níveis de atendimento 1, 2 e 3 do sistema de forma remota.

O SOC é capaz de detectar ameaças, economizar custos e permite que as empresas se concentrem em seus core business, enquanto a solução lida com respostas rápidas potencializando a gestão de riscos cibernéticos. “Como uma empresa que preza pela qualidade da experiência do usuário, nosso foco é customizar as entregas de acordo com as especificidades de cada cliente, para nos tornarmos, cada vez mais, uma referência em segurança da informação no mercado nacional e internacional”, explica Leandro Yañez Ribeiro, gerente de inovação tecnológica da Leadcomm.

Essa iniciativa reflete a importância da segurança cibernética em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e digital. “Com a crescente conscientização sobre ameaças digitais, as expectativas do mercado de cibersegurança são positivas, antecipando um aumento na demanda por soluções inovadoras e profissionais qualificados para garantir a proteção eficaz dos dados e sistemas, como é o caso do SOC”, pontua o especialista.

Mercado sofre com a carência de profissionais qualificados 

O instituto Gartner prevê um cenário preocupante para a área de segurança cibernética nos próximos anos: quase metade dos líderes podem trocar de emprego até 2025, sendo que 25% vão mudar de área. Essa rotatividade de talentos remete uma ameaça significativa para as equipes de segurança, considerando a enorme demanda por profissionais de cibersegurança.

Além disso, a análise mostra que a falta de talentos será responsável por mais da metade dos incidentes significativos de cibersegurança até 2025. As ameaças cibernéticas e de engenharia social estão aumentando, o que também eleva a vulnerabilidade das organizações. 

Yañez acredita que um SOC-as-a-Service pode amenizar essa possível ameaça, ao criar a oportunidade de contratar profissionais qualificados e, também, melhorar os processos internos das organizações. 



“Tecnologia e segurança devem andar de mãos dadas e a era da transformação digital traz consigo uma gama de possibilidades, inclusive na atração de novos talentos na área para evitar gargalos futuros”, finaliza.



Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware