Novo SOC as-a-Service busca enfrentar gap de mão-de-obra na Segurança

O objetivo do SOC é atender às necessidades de cada cliente e preencher as lacunas deixadas na área de tecnologia

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A Leadcomm lançou o novo Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center, em inglês) as-a-Service; com a premissa de oferecer uma gestão de riscos cibernéticos para empresas de todos os setores, desde PMEs até grandes corporações.

O objetivo do serviço é acompanhar em tempo real os ativos mais valiosos das companhias, por meio da SIEM Sumo Logic – reconhecida como uma das melhores plataformas do mundo em termos de desempenho e escalabilidade. Com uma operação 24×7, o serviço abrange os níveis de atendimento 1, 2 e 3 do sistema de forma remota.

O SOC é capaz de detectar ameaças, economizar custos e permite que as empresas se concentrem em seus core business, enquanto a solução lida com respostas rápidas potencializando a gestão de riscos cibernéticos. “Como uma empresa que preza pela qualidade da experiência do usuário, nosso foco é customizar as entregas de acordo com as especificidades de cada cliente, para nos tornarmos, cada vez mais, uma referência em segurança da informação no mercado nacional e internacional”, explica Leandro Yañez Ribeiro, gerente de inovação tecnológica da Leadcomm.

Essa iniciativa reflete a importância da segurança cibernética em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e digital. “Com a crescente conscientização sobre ameaças digitais, as expectativas do mercado de cibersegurança são positivas, antecipando um aumento na demanda por soluções inovadoras e profissionais qualificados para garantir a proteção eficaz dos dados e sistemas, como é o caso do SOC”, pontua o especialista.

Mercado sofre com a carência de profissionais qualificados 

O instituto Gartner prevê um cenário preocupante para a área de segurança cibernética nos próximos anos: quase metade dos líderes podem trocar de emprego até 2025, sendo que 25% vão mudar de área. Essa rotatividade de talentos remete uma ameaça significativa para as equipes de segurança, considerando a enorme demanda por profissionais de cibersegurança.

Além disso, a análise mostra que a falta de talentos será responsável por mais da metade dos incidentes significativos de cibersegurança até 2025. As ameaças cibernéticas e de engenharia social estão aumentando, o que também eleva a vulnerabilidade das organizações. 

Yañez acredita que um SOC-as-a-Service pode amenizar essa possível ameaça, ao criar a oportunidade de contratar profissionais qualificados e, também, melhorar os processos internos das organizações. 



“Tecnologia e segurança devem andar de mãos dadas e a era da transformação digital traz consigo uma gama de possibilidades, inclusive na atração de novos talentos na área para evitar gargalos futuros”, finaliza.



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