Nova campanha de phishing explora ferramenta da Microsoft

Pesquisadores identificam campanha de phishing em e-mails maliciosos direcionados a 350 empresas em nome da Microsoft 365, com a ferramenta Dynamics 365 Customer Voice

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A Check Point Software descobriu uma nova campanha de phishing que explora a ferramenta Dynamics 365 Customer Voice, da Microsoft, uma solução de gestão de relacionamento com o cliente amplamente utilizada para registrar chamadas, gravar chamadas com clientes, realizar pesquisas, monitorar classificações e coletar feedback. O Microsoft 365 é usado por mais de 2 milhões de empresas no mundo todo, de acordo com a Statista, sendo que, pelo menos, 500 mil organizações recorrem ao Dynamics 365 Customer Voice, entre elas 97% das empresas da Fortune 500, o que a torna um alvo atraente para criminosos cibernéticos.

 

Os pesquisadores da Check Point Software identificaram cerca de 3.370 mensagens de e-mail associadas a essa campanha, direcionadas a colaboradores de mais de 350 organizações, na sua maioria sediadas nos Estados Unidos. No total, mais de um milhão de caixas de correio foram alvos. Eles apontam que, nessa nova campanha de phishing, os cibercriminosos enviam arquivos comerciais e faturas de contas comprometidas e incluem links falsos do Dynamics 365 Customer Voice. A configuração do e-mail parece legítima e facilmente engana os destinatários, fazendo-os cair na armadilha de ligações fraudulentas.

 

Entre as organizações afetadas encontram-se associações comunitárias, universidades e instituições de ensino superior, meios de comunicação social, uma importante organização de informação em saúde, além de várias instituições dedicadas à promoção das artes e cultura.

 

Modus operandi da campanha

 

Os e-mails de phishing exploram temas financeiros, com  assuntos relacionados com extratos de liquidação, pagamentos TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), declarações de fechamento de contrato ou documentação ALTA (Associação Americana de Títulos de Propriedade).

 

Esses e-mails contêm links fraudulentos que os destinatários receberam indicando uma nova mensagem de voz ou um documento PDF. Todas as mensagens são construídas para parecerem legítimas. Em alguns casos, os atacantes inserem um link real da Microsoft na mensagem junto a um link adicional fraudulento.

 

Ao clicar nos links ilegítimos, os destinatários são direcionados para um teste de CAPTCHA, cujo objetivo é convencer as vítimas de que não estão interagindo com um e-mail de phishing, mas sim com uma solicitação autêntica. Em seguida, o destinatário é direcionado para um site de phishing, o qual imita uma página de login da Microsoft. É aqui que os atacantes tentam roubar as informações e credenciais de acesso dos usuários.

 

Impacto potencial

 

De acordo com os especialistas, o principal objetivo dessa campanha de phishing é roubar as credenciais dos usuários. Caso os cibercriminosos tenham sucesso, eles podem obter acesso não autorizado a informações e sistemas confidenciais. Como resultado, as organizações podem sofrer manipulação de contas internas, roubo de fundos e/ou interrupções operacionais.

 

Medidas de mitigação

 

A Microsoft já bloqueou algumas das páginas de phishing utilizadas nessa campanha. No entanto, algumas tentativas podem ter chegado às caixas de entrada antes que as páginas fossem removidas. Os pesquisadores afirmaram que é fundamental para os responsáveis de cibersegurança fazerem alertas aos colaboradores sobre a possibilidade de receberem e-mails suspeitos.

Além disso, a CheckPoint apontou que as organizações devem  verificar cuidadosamente a origem de cada mensagem, sobretudo quando estas parecem vir de serviços Microsoft, como o Dynamics 365 Customer Voice. E também adotar soluções de segurança de e-mail avançadas, impulsionadas por IA, baseado em nuvem e com múltiplas camadas, atuando de forma inline (dispositivo ou serviço posicionado diretamente no caminho do tráfego de rede) e mecanismos de detecção de ameaças integrados.

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