[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Mulheres em Cybersecurity: a influência das mentorias no empoderamento feminino

Fabiana Tanaka, CISO na Leroy Merlin, destaca que a diversidade e inclusão dentro das empresas é uma estratégia que pode representar um grande diferencial competitivo. Para ela, é a partir das diferenças que o conhecimento e a inovação se fazem presentes, trazendo novas respostas a velhos problemas, especialmente no setor de Defesa Cibernética

Compartilhar:

*Por Fabiana Tanaka

 

De acordo com a última pesquisa realizada pela CyberSecurity Ventures, as mulheres ocupam hoje, apenas 25% das vagas de trabalho em cibersegurança, um cenário que queremos e precisamos mudar. No geral, o número de mulheres no setor de Tecnologia da Informação está crescendo a cada ano. E embora ainda seja preciso algum progresso até que o número de mulheres na TI seja igual ao de homens, está se tornando menos comum ser a única mulher na equipe.

 

Hoje, não só já é possível ver mulheres programando softwares, gerenciando arquiteturas de redes e lidando com a Segurança da Informação, como também elas estão presentes em cargos de liderança. É o meu caso, por exemplo, CISO da Leroy Merlin Brasil, ao qual venho ganhando espaço e influencia na TI da atualidade.

 

Não me considero feminista, mas sim uma defensora da diversidade e inclusão, pois acredito que desta forma, conseguimos ter uma riqueza de ideias e um mundo menos “chato”, que levará as empresas para o futuro.

 

A diversidade e inclusão nas empresas é uma estratégia que pode representar um grande diferencial competitivo. Isso porque ela eleva o capital humano da organização, disponibilizando uma série de pontos de vista diferentes para construir soluções inovadoras. É a partir das diferenças que o conhecimento e a inovação se fazem presentes, trazendo novas respostas a velhos problemas, especialmente para este setor de Defesa Cibernética, onde ainda encontro profissionais obsoletos e fechados para uma visão 360º, incluindo inovação, proximidade com os negócios, mais escutas e menos discussões, agilidade, gestão do conhecimento, diversidade e inclusão.

 

Por essa razão, falar sobre a importância da diversidade, inclusão e empoderamento feminino neste setor, é extremamente necessário e costumo abordar a influência das mentorias para que cada vez mais, possamos gerar e ampliar as oportunidades de inserção em uma área que só tem a ganhar com a diversidade e inclusão. Há uma concepção no mercado de que as mulheres se interessam menos por trabalhos com tecnologia, e enquanto isso considero não ser verdade, de fato pode haver uma falta de interesse pelo desconhecimento das carreiras que elas podem seguir nessa área.

 

No geral, as empresas estão buscando mulheres para preencher suas vagas. Aqui mesmo na Leroy Merlin Tech, – divisão de tecnologia da informação da Leroy Merlin Brasil, temos uma iniciativa que busca motivar e ajudar mulheres a entrar no mercado de tecnologia, além de prover mentorias para aquelas que já estão na área e que buscam ocupar cargos de lideranças ou missões com maior representatividade masculina. Contamos também com uma parceria junto à Iron Hack, uma escola de programação que tem a diversidade como um dos seus pilares.

 

É seguro dizer que as mulheres naturalmente gostam de se comunicar e construir redes de apoio. Portanto, faz sentido que mulheres de sucesso tenham mentores que as ajudam ao longo do caminho. Seja homem ou mulher, formal ou informal, qualquer um pode aprender muito dentro de um programa de mentoria.

 

No entanto, infelizmente as mulheres ainda são minoria no setor, mas isso não deve desanimá-las. É importante que o fato de talvez ser a única mulher na equipe, não a intimide em prover sua opinião e mostrar a sua personalidade. É muito melhor se concentrar no fato de que ela é única e tem algo para contribuir, em vez de se sentir deslocada por ser mulher em um ambiente dominado por homens. Elas devem aproveitar a sua singularidade e ajudar outras a fazerem o mesmo.

 

Por fim, nunca permita que a limitação dos outros interfira no seu progresso ou que te limite. A busca constante do conhecimento e aprimoramento de suas habilidades, te elevará a patamares almejados. Isso vale para todos. Acredite e concretize!

 

*Fabiana Tanaka – CISO | Diretora de Cibersegurança e Privacidade de Dados da Leroy Merlin Brasil

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Colunas & Blogs

O CISO Polímata

É perceptível para todos os profissionais de Cyber que o papel do CISO atual precisa ir muito além do mero...
Security Report | Colunas & Blogs

Inteligência Artificial: Navegando o Futuro dos Negócios e da Ética

Em novo conteúdo a respeito da pesquisa "2024 Tech trends Report" do Future Today Institute, o Diretor do Departamento de...
Security Report | Colunas & Blogs

Passado, Presente e Futuro da Segurança Cibernética

Desde os primeiros passos da era digital, com o desenvolvimento da internet, a Segurança Cibernética tem andado de mãos dadas...
Security Report | Colunas & Blogs

Capacitação em Deep Learning e Inteligência Artificial para a Segurança Cibernética

Diante da chegada de novas tecnologias emergentes no mercado, é crucial que as lideranças de Segurança da Informação comecem desde...