Momento Open Finance exige segurança embarcada

O mundo está se tornando digital e altamente conectado, mas ainda é necessário atender as demandas dos ambientes híbridos, protegendo transações financeiras em canais online e em terminais de autoatendimento

Compartilhar:

Sem dúvida os canais digitais trouxeram um avanço sem precedente para as movimentações financeiras no Brasil. De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, juntos, os canais digitais (internet banking e mobile banking) concentram 67% de todas as transações e são responsáveis por 8 em cada 10 pagamentos de contas, e por 9 em cada 10 contratações de crédito. O sistema de pagamento instantâneo Pix foi adotado por 70% dos pequenos e médios empreendedores no país e movimentou 338,2 milhões de transações em março deste ano.

 

Por mais que o setor financeiro no Brasil seja maduro com números impressionantes nos canais digitais, ainda há 70 milhões de brasileiros que ainda preferem usar papel-moeda como meio de pagamento. Muitos empregadores afastados das grandes cidades efetuam o pagamento de salário em dinheiro.

 

É neste cenário que players enxergam oportunidade para melhorar as tecnologias embarcadas nos equipamentos de autoatendimento. O mundo está se tornando digital e altamente conectado, mas ainda é necessário atender as demandas dos ambientes híbridos, principalmente em um momento de Open Finance, que exige sagacidade do setor bancário em termos de inovação e segurança cibernética.

 

Atenta ao movimento brasileiro de transformação dos meios de pagamento e da relação das instituições financeiras com o cliente, a Diebold Nixdorf lança hoje (16) o terminal de autoatendimento DN Series 400. Com uma abordagem modular, aberta e always-on, o equipamento conta com tecnologia de biometria, integração nativa baseada em Internet das Coisas (IoT) All Connect Data Engine e recursos de Segurança com criptografia e sistemas antifraude.

 

De acordo com Matheus Neto, Gerente de Soluções de Hardware da Diebold Nixdorf, o equipamento é mais leve e foi pensado para atender as demandas físicas e digitais. “A Segurança é um dos pilares estratégicos e o equipamento foi criado para atuar de forma inteligente com sensores que analisam o comportamento padrão de ATM, caso surja alguma anomalia, a instituição poderá bloquear a transação ou gerar algum alerta de segurança”, pontua o executivo durante coletiva online de imprensa.

 

Neto acrescenta que o terminal conta com criptografia Advanced Encryption Standard (AES) embarcada e gestão proativa com sistema antifraude de última geração que tem recursos para resistir a fraudes físicas e cibernéticas. “Globalmente, investimos US$ 200 milhões com pesquisa e desenvolvimento em vários aspectos, entre eles, segurança física e lógica”, completa Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf Brasil.

 

Silva explica que os terminais possibilitam customização e podem ser configurados de diversas formas, inclusive estão aderentes ao mundo das APIs, pautados no Open Banking por meio do software DN Vynamic Self-Service, permitindo uma plataforma de software aberta e integrada ao ecossistema de canais das instituições financeiras. A ideia é ofertar também experiência para o consumidor com uso mais dinâmico e alta disponibilidade de serviços com tela multitouch e sensores de reconhecimento sem contato.

 

“Com o avanço de questões como o Open Banking, o foco está totalmente centrado na experiência dos consumidores. Essa é uma demanda para o agora e para o futuro”, finaliza Silva.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...