Média de ataques cibernéticos supera 2 mil casos por semana, afirma pesquisa

Os ataques cibernéticos atingiram quase todos os setores e regiões, marcando um forte aumento em escala e sofisticação; no Brasil, as organizações registraram mais de 2 mil ataques cibernéticos por semana

Compartilhar:

A Check Point Research publicou o Relatório Global de Inteligência de Ameaças referente a julho de 2025, destacando um aumento acentuado na escala e na sofisticação dos ataques cibernéticos. De acordo com os dados, em julho de 2025, a média semanal de ataques cibernéticos por organização chegou a 2.011. Isso representa um aumento de 3% em relação ao mês anterior e de 10% na comparação com julho de 2024.

 

No caso do Brasil, as organizações registraram, em média, 2.856 ataques cibernéticos por semana em julho, o que representa um aumento de 5% em relação ao período homólogo. Esses números reforçam a relevância do país no cenário de ameaças, evidenciando a necessidade de medidas preventivas robustas e de monitoramento contínuo para conter o avanço do ransomware e de outras modalidades de ataques digitais.

 

“Os dados de julho mostram que o ransomware não só veio para ficar, como está evoluindo rapidamente, com grupos como o Qilin expandindo seu alcance para alvos de alto valor”, diz Lotem Finkelstein, diretor de Inteligência de Ameaças na Check Point Software. “Esses ataques estão atingindo todos os cantos do mundo e todos os tipos de organizações. Estratégias de prevenção em primeiro lugar, impulsionadas por IA, são a única maneira de se manter à frente.”

 

Aumento dos ataques de ransomware

O ransomware segue como uma das formas mais danosas e visíveis do crime cibernético. Em julho de 2025, foram registrados 518 ataques de ransomware, um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2024. A região da América do Norte marcou 52% de todos os incidentes reportados. Já a Europa 25% dos casos.

 

Na análise por setor, os Bens e Serviços de Consumo foram os mais impactados, com 12,0% de todos os ataques registrados. Seguindo pelo setor de Construção e Engenharia (10,2%) e Serviços Empresariais (9,5%).

 

 Segundo o relatório, essa alta nos ataques de ransomware registrada em julho encerra um trimestre marcado pela ampliação do alcance de agentes de ameaça, pela evolução do ecossistema RaaS e pelo aumento da pressão sobre setores críticos.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Trojan bancário brasileiro gera mais de 62 mil tentativas de ataques distribuído via WhatsApp

A pesquisa sugere que o Maverick pode ser uma evolução ou um projeto paralelo dos mesmos desenvolvedores do Coyote, trojan...
Security Report | Overview

Ransomware aumenta 46% em setembro com escalada de riscos comGenAI, reforça estudo

Um em cada 54 prompts de IA generativa apresenta risco de exposição de dados sensíveis; o Brasil registrou quase 3...
Security Report | Overview

ANPD apresenta resultado de sandbox regulatório da Inteligência Artificial

Iniciativa da ANPD seleciona três projetos de Inteligência Artificial para desenvolver soluções inovadoras em ambiente controlado, com foco na transparência...
Security Report | Overview

Análise orienta como promover soberania e Segurança na era da cloud

Especialista aborda o papel das infraestruturas críticas do Estado e defende critérios próprios de validação e governança para projetos soberanos