Nesse primeiro momento, Márcia Tosta, já instalada no Rio de Janeiro, ocupa a posição de assessora da presidência da Petrobrás responsável por todos os assuntos ligados a área de segurança cibernética. Após três anos à frente da segurança da informação do Grupo Boticário, em Curitiba, a executiva decidiu que estava na hora de alçar novos voos.
Assim como Márcia Tosta, outros CISOs mudaram de casa no ano passado. O mercado de SI tem se mostrado bastante aquecido, com o surgimento de diversas oportunidades, tanto do lado usuário quanto no da indústria.
Podemos creditar grande parte dessa movimentação, a necessidade de um maior amadurecimento dos modelos de proteção e privacidade de dados que os novos cenários local e mundial exigem.
Segundo pesquisas, hoje há um gap de mais de 2 milhões de profissionais da área de segurança da informação. Portanto, o mercado está demandando muito, o que abre grandes oportunidades e estimula o ingresso de mulheres numa área antes vista como extremamente técnica. No entanto, esse cenário vem mudando drasticamente, principalmente com a LGPD acenando para 2020.
Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e pós-graduada em Segurança da Informação pela Universidade de São Paulo – IPEN, antes de assumir o grupo Boticário, Márcia Tosta passou pela BRF e Sadia, desde 2006, até a fusão que originou a BRF.