Mais de 13 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes em fevereiro

Links maliciosos e clonagem de WhatsApp são as principais investidas de cibercriminosos, de acordo com estudo da PSafe

Compartilhar:

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, realizou um levantamento para entender o panorama da cibersegurança no Brasil em fevereiro deste ano. Segundo o estudo, estima-se que 13,7 milhões de brasileiros foram vítimas de ataques via link maliciosos em todo o país.

 

Já o golpe de clonagem de WhatsApp registrou um aumento de 264%, saltando de 198 mil para 722 mil casos, segundo projeção do laboratório. São Paulo, assim como em no mês de janeiro, continua sendo o estado mais afetado, com 154,5 mil vítimas.

 

Quando comparado com o mês de janeiro, fake news registrou um salto de 171%, saindo de 33,8 mil para 91,7 mil. Saúde foi a temática mais usada nas notícias falsas do período. Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, as questões atuais no mundo acarretaram esse aumento.

 

“Um motivo para esse aumento pode ser a epidemia do novo Coronavírus. A prática de usar temas em evidência em períodos estratégicos é extremamente lucrativa para os criadores das notícias falsas, porque potencializa o número de acesso e compartilhamentos às fake News”, destaca o executivo.

 

Ele acrescenta que com a aproximação das eleições municipais este ano, a tendência é que tenha um expressivo aumento na disseminação de notícias falsas, seguindo o mesmo padrão das últimas eleições para presidente do Brasil.

 

O golpe do momento

 

A clonagem de WhatsApp continua fazendo vítimas no Brasil. De acordo com a projeção realizada pelo dfndr lab, o número de afetados só no mês de fevereiro ultrapassou 722 mil. É o maior registro mensal do golpe desde o início do seu monitoramento pelo laboratório, em janeiro de 2019.

 

Os especialistas do dfndr lab alertam para que usuários não cliquem em links compartilhados, utilizem soluções de segurança no celular e usem autenticação em dois fatores como alguns cuidados a serem tomados para evitar golpes.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Security Leaders Fortaleza: IA & SI, liderança, maturidade e fator humano estão em destaque

A programação 100% presencial do evento contará com presença de líderes locais em painéis de debate, visando discutir as principais...
Security Report | Destaques

Segurança otimizada de Nuvem: Como equilibrar custos e proteção eficiente?

Um dos principais desafios do gerenciamento de ambientes de nuvem é controlar os custos sem comprometer a eficiência da operação....
Security Report | Destaques

Ataques de ransomware crescem 51% na América Latina, alerta relatório

Seguindo tendência contrária a outras partes do mundo, o cenário de ataques expandiu-se na região, movido especialmente por maior cooperação...
Security Report | Destaques

84% dos Líderes de SI relatam o estresse como ameaça à proteção de dados e sistemas

Além disso, o mesmo percentual afirma ouvir de suas organizações que o esgotamento é parte natural dos profissionais de Segurança...