As pequenas e médias empresas (PMEs) seguem como motor da economia global, mas enfrentam desafios crescentes diante da digitalização acelerada. Em celebração ao Dia Mundial das PMEs, no último dia 27 de junho, a Check Point Software destaca a importância de soluções tecnológicas acessíveis para garantir a segurança, a conectividade e a continuidade operacional dos pequenos negócios.
A crescente adoção de serviços em nuvem, ferramentas baseadas em inteligência artificial e dispositivos conectados pressiona a infraestrutura digital das PMEs. Além disso, a continuidade das operações depende cada vez mais de redes estáveis e protegidas. De acordo com o relatório global de inteligência de ameaças da Check Point Software, o risco cibernético também aumentou: apenas nos primeiros cinco meses de 2025, cada PME sofreu, em média, 180 tentativas semanais de ataque — um crescimento de 61% em relação ao mesmo período de 2024.
Para enfrentar esse cenário, a Check Point Software aponta que tecnologias antes restritas a grandes empresas estão agora ao alcance das PMEs. Soluções integradas de segurança e conectividade, como firewalls com suporte a múltiplos links de internet, Wi-Fi 7 e conectividade 5G, além de proteção nativa contra ransomware e tentativas de phishing, já são acessíveis em formatos simplificados e com baixo custo de manutenção.
Além disso, a necessidade crescente de largura de banda é uma realidade: as demandas por conectividade crescem continuamente à medida que mais dispositivos se conectam à rede Wi-Fi e mais serviços são consumidos na nuvem, como ferramentas de IA, soluções SaaS e armazenamento em nuvem. As operadoras, por sua vez, têm ampliado a oferta para as PMEs, com conexões que variam de 2,5 a 5 Gbps, além da evolução para padrões de conectividade móvel mais rápidos, como o 5G.
O uso crescente de IA também impõe novos riscos. Mesmo empresas que não utilizam ferramentas generativas diretamente podem estar vulneráveis ao vazamento acidental de dados confidenciais por parte de funcionários. Nesse contexto, recursos de proteção baseados em navegador, que identificam e bloqueiam prompts sensíveis em tempo real, ajudam a mitigar riscos sem comprometer a produtividade.
A proteção contra ransomware merece destaque: 88% das violações em PMEs no último ano foram causadas por esse tipo de ataque, de acordo com o Relatório de Investigações de Vazamentos de Dados 2025 da Verizon. Soluções dedicadas, que monitoram comportamentos típicos de ransomware e oferecem restauração automática de arquivos criptografados, têm se mostrado essenciais para garantir a continuidade dos negócios.
“Observamos que tecnologia e cibersegurança deixaram de ser temas exclusivos das grandes empresas. As PMEs também precisam — e já podem — contar com soluções acessíveis, robustas e desenhadas para a sua realidade. O futuro da competitividade das PMEs está diretamente ligado à capacidade de se conectar, proteger dados e garantir a continuidade do negócio, independentemente do porte da empresa”, afirma Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil.