Light Serviços de Eletricidade reforça a segurança de sua rede com firewalls de próxima geração da Palo Alto Networks

Companhia responsável pela energia elétrica da cidade do Rio de Janeiro há 115 anos agora conta com ofertas da Palo Alto Networks para reforçar suas defesas cibernéticas  

Compartilhar:

A Palo Alto Networks  foi  escolhida pela Light Serviços de Eletricidade S.A., responsável pelos serviços de eletricidade na cidade do Rio de Janeiro desde 1904, para revitalizar suas defesas. A empresa adquiriu e implantou quatro Firewalls de Próxima Geração PA 3220, já que a segurança dos dados é um aspecto extremamente crucial para uma companhia que lida diariamente com as vidas de cerca de 5 mil funcionários, muitos deles envolvidos em tarefas arriscadas, como manutenção de linhas de alta tensão.

 

Com presença em 31 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital, a Light é uma das três distribuidoras de energia com presença no Estado e fornece energia elétrica para um total de cerca de 10 milhões de pessoas, o que resulta em uma alta demanda por serviços que exigem uma constante vigilância e proteção na transmissão de dados.

 

A companhia necessitava de um fornecedor de segurança cibernética que fornecesse visibilidade e controle sobre todos os pontos de sua rede, incluindo sistemas de controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA) que gerenciam sistemas de controle industrial (ICS). É por isso que a empresa optou por adquirir, por intermédio das parceiras Brainwalk e TI Safe, firewalls de próxima geração da Palo Alto Networks, que já reforçam a segurança dos funcionários da companhia e de 4,5 milhões de clientes ao redor do mundo. Os PA-3220s não só diminuíram os custos ao permitir a otimização do data center, mas também forneceram à Light visibilidade otimizada e acesso às informações de tráfego dos usuários que passam pela rede da empresa.

 

“Neste segmento a segurança é vital, pois um comando errado ou uma falha de segurança pode ferir gravemente um profissional que esteja trabalhando em circuitos desenergizados que – pela falha já mencionada – são ligados. Esse fator também pode ter impacto no fornecimento de energia aos clientes e até mesmo interromper a geração de energia elétrica. As soluções de cibersegurança da Palo Alto Networks nos ajudam a evitar situações de risco tanto físico como virtual”, declarou Igor Oliveira, Coordenador de Segurança da Informação da Light. “Somos uma empresa centenária com muita experiência no que fazemos e mantemos constante aperfeiçoamento na segurança dos dados, tanto dos nossos colaboradores e parceiros quanto dos nossos clientes. Por isso devemos aproveitar todas as chances para tornar nossa rede cada vez mais segura”.

 

“A Light faz parte da história da revolução tecnológica brasileira. É uma honra participar da renovação da estratégia de cibersegurança da empresa e colaborar para segurança dos funcionários da empresa tanto em ambiente digital como no físico”, diz Marcos Oliveira, country manager da Palo Alto Networks Brasil.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Bots de IA elevam riscos em APIs e desafiam arquitetura de Segurança em 2026

Ao se conectarem a APIs e sistemas críticos, bots de IA aceleram a automação, mas também criam desafios de segurança...
Security Report | Overview

Alerta: Falhas críticas em Microsoft e ServiceNow impulsionam novas campanhas de invasão

Em levantamento mensal, consultoria reúne vulnerabilidades em e-mail, automação e ferramentas de IA que ameaçam a integridade de dados corporativos
Security Report | Overview

Novo Golpe: Latam e Shopee são usadas para roubar CPF de brasileiros

Campanhas copiam identidade visual de grandes marcas, segmentam vítimas em situação financeira vulnerável e coletam dados pessoais por meio de...
Security Report | Overview

APIs na era da IA: estratégias para o CISO pensar como um ofensor (a força do Red Team)

Com o Brasil consolidado como o 3º maior consumidor de APIs do mundo, CISOs adotam táticas de Red Team e...