Dezembro de 2019. Contagem regressiva para 2020. Ano de LGPD e para muitos a corrida é contra o tempo, uma vez que estamos a menos de oito meses. De Norte a Sul do País, as questões que afligem os CISOs são as mesmas e cada vez mais há uma convergência de informações entre eles. Diante disso, Salvador será o palco de debates sobre cybersecurity entre os líderes soteropolitanos de segurança da informação, quando acontece no dia 12 de dezembro, o 1º Security Leaders no Fiesta Hotel.
Inegavelmente, a Lei Geral de Proteção de Dados tem sido o tema central que ramifica para todas as questões relacionadas à segurança da informação, privacidade, cibercrime, cenários de ataques e defesa, mitigação de riscos. Nesse contexto, advogados especializados em direito digital têm elevado o nível de conhecimento entre as equipes e comitês multidisciplinares formados pelas empresas para implementar a LGPD. Assim, a abertura da 1ª Edição do Security Leaders Salvador será conduzida por Umberto Oliveira Filho, especialista em Direito Digital sob o tema “Visão Geral da LGPD – Da Privacidade à Proteção de Dados Pessoais”.
Embora muitas empresas estejam seguindo o plano de ação para estar compliance com a LGPD, neste último trimestre dois Projetos de Lei tentam postergar o prazo e criar uma política diferenciada para pagamento de multas. Para entender um pouco mais sobre a expectativa da ANPD e o que podemos esperar para agosto de 2020, Oliveira Filho também participará do painel sobre “Cenário Regulatório: LGPD/GDPR/ANPD e os Impactos na Segurança Cibernética nos Negócios”, ao lado de Diogo Guanabara, coordenador de pós-graduação em Direito Digital da Faculdade Baiana de Direito; a advogada Maria Clara Seixas, sócia da Susart Studart Seixas; e Alexandre Bonatti, diretor de engenharia de sistemas da Fortinet.
Já do ponto de vista de proteção de dados, sem dúvida o volume de ataques e o perfil do cibercriminoso também mudou, assim como as ferramentas de ataque estão mais sofisticadas, com uma camada de Inteligência Artificial, automação, engenharia social, etc. Por isso, um time seleto irá discutir sobre “Tendências de Defesa, Cloud Security e Machine Learning”, com a participação de Fabiane Borges, sócia da EQB Advogados; Alcimar Lemos, gerente de TI da Univisa; e André Carneiro, country manager da Sophos Brasil.
E, ainda, para complementar o que podemos esperar para 2020, o painel “Vazamento de Dados/Perda de Informação/Novas Variantes de Ransomware e Malware” contará com a presença de grandes especialistas como Nailton Portela, Information Security Consultant e professor da UNIFACS; Anselmo Guimarães, gerente de cyber risco da Deloitte; e Érico Vinícius, sócio da Queiroz Cavalcanti Advogados.
A jornada de cybersecurity em Salvador seguirá também o caso da Faculdade Baiana de Direito, sob o tema “A Faculdade Baiana de Direito ensina o que faz, ou faz o que ensina? As melhores práticas e desafios para a conformidade com a LGPD”, apresentado por Ricardo Nery, head de inovação e estratégias digitais da instituição. Além disso, Alcimar Lemos, gerente de TI da Univisa apresentará as lições aprendidas sobre “Segurança e Alta Disponibilidade em Aplicações Cloud”.
Aproveite esse final de ano para atualizar seus conhecimentos sobre o cenário de cibersegurança e trocar experiências. Inscreva-se na 1ª edição do Security Leaders Salvador, uma iniciativa da Conteúdo Editorial, com patrocínio da Oi, Fortinet e Sophos e apoio da Exin.