LGPD: Localiza valoriza o direito dos titulares

Companhia apostou na tecnologia e criou um espaço totalmente dedicado aos consumidores que desejam mais transparência e clareza em relação ao uso de suas informações pessoais

Compartilhar:

Em agosto deste ano, as sanções da LGPD entraram em vigor. Depois de muitas incertezas em quase três anos de processo, a legislação agora está totalmente em vigor. Diante desse cenário, a Localiza criou um portal exclusivo de atendimento para receber solicitações dos clientes, com um time de privacidade à disposição para qualquer esclarecimento. O objetivo da companhia é trazer mais clareza sobre o uso de informações sensíveis dos titulares.

 

Para que o projeto se concretizasse, a Localizou contou com a parceria da Securiti.ai. A ferramenta implementada pela rede possui uma funcionalidade de fluxos automáticos de trabalho, além de permitir diferentes customizações, sempre de acordo com a demanda do negócio.

 

Segundo Isabela Faleiro, Advogada Sênior responsável por Privacidade da Localiza, o portal exclusivo de atendimento contém um formulário, que foi muito bem elaborado, pensado na facilidade que muitos titulares procuram.

 

“Quando o projeto é bem detalhado, ele facilita muito a busca interna, além de entregar informações confiáveis aos clientes. Estamos recebendo um grande volume de solicitações, ou seja, o resultado está muito positivo”, comenta Isabela durante apresentação no Security Leaders.

 

Desde setembro de 2020, período em que a ferramenta foi colocada no ar, 2.900 solicitações já tinham sido recebidas pela equipe de privacidade. A média tem sido de 300 por mês, variando entre, retificação, acesso e exclusão.

 

“Conseguimos fazer uma automação da plataforma com o nosso time de alteração cadastral. O pessoal de atendimento facilitou e reduziu mais de 80% das respostas manuais, isso trouxe um ganho de qualidade e de tempo para a empresa no geral”, destaca Isabela Faleiro.

 

Com resultados em evidência, já é hora de começar a pensar nos próximos passos. Segundo a executiva da Localiza, a rede pretende melhorar ainda mais as integrações em suas bases de dados, além de reduzir os gaps no processo de consultas e em solicitações de exclusões de dados.

 

“Uma das coisas que percebemos é que a mentalidade do cliente tem mudado cada vez mais e a gente sabe que ele tem conhecimento da lei. Isso desperta o interesse no entendimento do processo de uso de dados pessoais”, finaliza.

 

case completo está disponível no canal da TVD no YouTube. Conheça outros benefícios gerados com a implantação da ferramenta e o que mais mudou na rotina da rede especializada em aluguel de carros.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...