Laboratório da Febraban abre novas turmas para curso em Cibersegurança

Programa terá 40 horas e será realizado entre os dias 2 e 27 de setembro. As inscrições podem ser feitas a partir de 1 de agosto

Compartilhar:

O Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban está com novas turmas para o Cyber Academy, projeto de capacitação direcionado a todos os interessados por temas relacionados à área de segurança cibernética ou estudantes cursando graduação em áreas correlatas.

 

As inscrições começam em 1 de agosto e vão até o dia 28 de agosto e podem ser feitas no site da Febraban. O curso é totalmente gratuito e tem como pré-requisitos conhecimento básico de Computação, noções de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, motivação e interesse em Cibersegurança.

 

Serão aproximadamente 40 horas de treinamento, com interações ao vivo via teams e aulas gravadas via plataforma de treinamento, ambas 100% online. As aulas serão ministradas no período entre 02 e 27 de setembro, de segunda a sexta-feira. O Cyber Academy é composto pelos seguintes módulos:

 

  • Fundamentos de Segurança Cibernética
  • Crimes Cibernéticos
  • Engenharia Social
  • Ameaças Cibernéticas
  • Avaliação de Riscos de Segurança
  • Segurança de Redes e Comunicações
  • Segurança em Nuvem
  • Inteligência Artificial
  • Governança de Dados
  • Gerenciamento de Identidades e Acesso
  • Carreira em Cyber

 

A cada módulo o aluno terá acesso a aulas ao vivo e gravações, onde ao final de cada um deles, fará uma prova de 10 questões de múltipla escolha. Terminando o programa, caso atendam aos critérios mínimos, receberão um certificado de participação.

 

Sobre o Laboratório

O Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban foi inaugurado em setembro de 2020 para unir forças em ações de prevenção, identificação e combate ao crime digital entre os bancos associados. A estrutura permite que as instituições financeiras melhorem a eficiência de compartilhamento de informações técnicas e promovam o treinamento e aperfeiçoamento de profissionais para atuar no combate às ameaças virtuais em ações colaborativas e integradas voltadas para proteção e solução de incidentes cibernéticos.

 

Até hoje já foram realizados 115 treinamentos e 50 simulações de ataques e defesa cibernética para os integrantes dos bancos associados. Também foram feitos mais de 50 relatórios de inteligência cibernética e guias de boas práticas para fornecedores de serviços do sistema financeiro.

 

Localizado em São Paulo, conta com as tecnologias mais avançadas disponíveis na área de inteligência e simulação. As atividades são desenvolvidas com base em cinco frentes: Treinamento, Simulação, Inteligência, Padronização e Inovação.

 

Os treinamentos são focados em segurança cibernética com conteúdo prático direcionado aos profissionais técnicos e de gestão das instituições financeiras. Nesta frente de atuação do laboratório, o objetivo é formar profissionais em diversos níveis de treinamento. São promovidos exercícios de ataque e defesa no espaço cibernético, estimulando práticas que exercitem respostas a incidentes virtuais.

 

Nas simulações entre os participantes do laboratório, são trabalhados cenários de situações de ataques cibernéticos em grupos de forma técnica e estratégica.

 

Na frente Inteligência, as instituições fazem uso estratégico de informações e dados de ameaças e atividades criminosas ocorridas no meio cibernético. O Laboratório desenvolve relatórios técnicos sobre ameaças e ainda informações atualizadas sobre segurança cibernética para o segmento financeiro.

 

No pilar Padronização, são trabalhadas melhorias com guias, treinamentos e workshops para fornecedores que atendem o Sistema Financeiro Nacional.

 

E na recém-lançada frente de Inovação, o objetivo é trazer tendências e novidades de segurança cibernética, abrangendo novas técnicas de ataques, tecnologia e exploração do tema da engenharia social.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware