Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o ataque pode ter resultado no comprometimento de dados internos. A nota esclarece que autoridades reguladoras já foram contatadas e os eventuais afetados pelo data leak serão devidamente informados

Compartilhar:

A Jaguar Land Rover publicou nessa semana uma nova atualização sobre o incidente cibernético que atingiu a operação global da companhia e paralisou as atividades de produção e venda dos veículos da montadora. De acordo com a nova nota, a empresa acredita que parte dos dados mantidos internamente foram expostos durante a ação cibercriminosa.

 

A organização não informou com detalhes se os dados atingidos foram, de fato, vazados ou qual seria a qualidade dessas informações, especialmente se envolvem registros pessoais ligados à clientes, parceiros ou colaboradores. Mesmo assim, ela informa que já alertou os órgãos reguladores competentes e se compromete a contatar todos os indivíduos eventualmente afetados pelo vazamento.

 

“Desde que tomamos conhecimento do incidente cibernético, temos trabalhado sem parar, em conjunto com especialistas terceirizados em segurança cibernética, para reiniciar nossas aplicações globais de forma controlada e segura”, acrescenta o comunicado.

 

A investigação forense segue em plena execução para apurar todos os detalhes do caso. A Jaguar Land Rover também lamentou profundamente a contínua interrupção que este incidente está causando, e continuará a fornecer atualizações à medida que a investigação avançar.

 

Na última semana, as apurações da BBC revelaram que houve um a paralisação na produção e venda de veículos da Jaguar Land Rover no mundo inteiro. O jornal reforçou que a interrupção ocorreu em um período importante para o ano, pois tradicionalmente o começo do segundo semestre é um momento popular para clientes buscarem trocar seus veículos. Além disso, a produção dos carros em plantas importantes da companhia, como em Halewood, teve que ser paralisadas, e seus profissionais orientados a não comparecerem.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado oficial da Jaguar Land Rover após o incidente cibernético:

 

Comunicado sobre Incidente Cibernético

 

Desde que tomamos conhecimento do incidente cibernético, temos trabalhado sem parar, em conjunto com especialistas terceirizados em segurança cibernética, para reiniciar nossas aplicações globais de forma controlada e segura.

Como resultado de nossa investigação em andamento, acreditamos agora que alguns dados foram afetados e estamos informando os reguladores competentes. Nossa investigação forense continua em ritmo acelerado e entraremos em contato com as pessoas apropriadas caso verifiquemos que seus dados foram impactados.
Lamentamos profundamente a contínua interrupção que este incidente está causando e continuaremos a fornecer atualizações à medida que a investigação avançar.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...