Itaú Unibanco alerta para compras com segurança na Black Friday

Com a proximidade da data, consumidores ficam mais expostos a riscos que podem ser evitados

Compartilhar:

A Black Friday, realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, é um momento relevante para o varejo brasileiro, e neste ano tudo indica que não será diferente. Com a demanda no consumo em alta devido à proximidade da data, o interesse de criminosos em praticar golpes e fraudes também aumenta.

 

A pandemia fez com que muitas pessoas passassem a dar preferência a compras online, mas por conta da reabertura do comércio, as ameaças aos consumidores não se restringem ao ambiente virtual. Por isso, além do cuidado durante compras na internet, a atenção com as compras físicas também deve ser redobrada.

 

Pensando nisso, o Itaú Unibanco separou dicas para ajudar os consumidores a evitarem possíveis golpes e fraudes, seja em compras online ou presenciais:

 

Para compras na internet:

 

1) Atente-se aos links

 

Nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp. Para evitar golpes, veja se a informação a respeito dos valores é verdadeira. Para isso, sempre confira o site oficial da loja, digitando o seu endereço no navegador.

 

2) Confira a página em que está antes de preencher seus dados

 

Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.

 

3) Atenção com o pagamento

 

Utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro e mais prático. Caso pague via boleto ou transferências como TED ou PIX, sempre confira se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada

 

Para compras presenciais:

 

4) Cheque se o valor está correto

 

Confira sempre se o valor está correto antes de digitar a senha. Além disso, nunca coloque a senha em máquinas “com defeito” ou que não mostrem o valor e, ao digitá-la, não permita que vejam qual é. Muitos golpes ocorrem no instante em que o cliente digita a senha.

 

5) O cartão é todo seu

 

Passe você mesmo o cartão nas maquininhas ou, após fazer o pagamento, sempre confira o seu nome no cartão que foi devolvido.

 

6) Use a tecnologia a seu favor

 

Prefira pagar por aproximação ou usar as carteiras digitais. Assim, você não entrega seu cartão na mão de ninguém e evita que ele seja trocado sem você perceber.

 

Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e  disponibiliza um canal com informações sobre prevenção a todos os golpes, que pode ser acessado pelo site oficial.

 

“Os bancos e as empresas financeiras em geral têm aperfeiçoado cada vez mais seus sistemas de segurança para evitar fraudes. No entanto, a atenção do consumidor é fundamental para evitar dores de cabeça desnecessárias, especialmente em datas importantes para o comércio, como a Black Friday”, afirma Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA