A INTERPOL e a Força Policial da Nigéria anunciaram a prisão de um proeminente ator de comprometimento de e-mail comercial (BEC) que está ativo desde 2015. Sua apreensão marca o mais recente sucesso da “Operação Delilah” – uma operação contra-BEC que começou em maio de 2021 e tem envolveu a aplicação da lei internacional e a cooperação da indústria em quatro continentes.
O BEC continua sendo a ameaça mais comum e mais cara que as organizações enfrentam globalmente. Essa ameaça ocupou o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo no relatório de 2021 do FBI na Internet Crime Complaint Center (IC3).
Ao longo de meia década, as perdas globais aumentaram de US$ 360 milhões em 2016 para impressionantes US$ 2,3 bilhões em 2021. Apesar dessas enormes perdas, a indústria e a aplicação da lei global continuam a fazer avanços consideráveis para impedir essa atividade.
A UNIT 42 rastreia atores BEC nigerianos sob o nome SilverTerrier. Após a prisão de 11 atores do BEC como parte da “Operação Falcon II” em dezembro de 2021, esta operação recente é significativa, pois demonstra a determinação da aplicação da lei no mundo para responsabilizar os atores do BEC. Especificamente, neste caso, o criminoso do SilverTerrier fugiu da Nigéria em 2021, quando as autoridades inicialmente tentaram prendê-lo.
Meses depois, em março de 2022, ele tentou voltar para casa e foi rapidamente identificado e detido enquanto tentava entrar novamente na Nigéria. Esse nível de cooperação internacional, rastreamento de atores enquanto viajam internacionalmente e subsequente apreensão de atores ao retornar a seus países de origem representa um avanço louvável na capacidade das organizações globais de aplicação da lei para combater esses tipos de crimes.