Pensando na inovação do mercado tecnológico e ao mesmo tempo melhorar a experiência de navegação e segurança de dados, a NordVPN lançou uma plataforma para projetos experimentais. A NordLabs, em funcionamento desde o começo de setembro, oferece explorar tecnologias emergentes como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para criação de ferramentas e serviços.
A empresa permite que os usuários cadastrados na plataforma obtenham acesso exclusivo aos projetos inovadores antes do público em geral. O projeto inicial desenvolvido pela equipe se trata do Sonar, uma extensão de navegador habilitada para IA que visa ajudar os usuários da web a detectar e-mails suspeitos e a se protegerem de crimes virtuais.
Como funciona
Desenvolvido pela equipe de engenheiros e desenvolvedores da NordVPN, o Sonar alerta os usuários sobre a probabilidade de o e-mail recebido ser um golpe de phishing. Também indica quais aspectos do e-mail podem afetar os resultados de avaliação e os sinais que devem ser observados. A extensão é baseada na tecnologia de modelo de linguagem usada pelo ChatGPT, por isso consegue ajudar os usuários da internet a identificar as possíveis ameaças em um ambiente de constante inovação no que diz respeito a crimes virtuais.
O Sonar está disponível para usuários do Gmail, no Google Chrome, que já se inscreveram na plataforma. Para os usuários não cadastrados, há a possibilidade de se inscreverem na lista de espera para acessar esse e aos próximos projetos experimentais.
Plataforma
A plataforma trabalhará em duas frentes principais: primeiro, vai garantir espaço mais amplo para a equipe de engenheiros e desenvolvedores da empresa experimentarem novas ideias e tecnologias e incentivar o pensamento criativo para exploração de abordagens inovadoras em privacidade e segurança on-line. Em um segundo momento, será permitido que os usuários cadastrados no projeto obtenham acesso exclusivo às ferramentas desenvolvidas, antes do público em geral.
Para o head de estratégia de produtos, Vykintas Maknickas, as tecnologias emergentes levantam desafios tanto à segurança quanto à privacidade e liberdade na internet, mas, ao mesmo tempo, trazem novas oportunidades. “A NordLabs vai permitir uma flexibilidade maior quando se trata do desenvolvimento de ferramentas e serviços experimentais. Não esperamos que todos os projetos que surgirem se tornem posteriormente produtos autônomos e populares, mas estamos entusiasmados com a oportunidade de estar na vanguarda das novas tecnologias, ajudando a tornar o ambiente da internet melhor”.
Assim que novos projetos forem lançados, os usuários registrados poderão testar e fornecer feedbacks sobre os recursos e serviços.