Inteligência Artificial é usada para identificar de phishing na internet

Projeto tem como objetivo ajudar internautas a detectar e-mails de phishing e se protegerem de crimes cibernéticos

Compartilhar:

Pensando na inovação do mercado tecnológico e ao mesmo tempo melhorar a experiência de navegação e segurança de dados, a NordVPN lançou uma plataforma para projetos experimentais. A NordLabs, em funcionamento desde o começo de setembro, oferece explorar tecnologias emergentes como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para criação de ferramentas e serviços.

A empresa permite que os usuários cadastrados na plataforma obtenham acesso exclusivo aos projetos inovadores antes do público em geral. O projeto inicial desenvolvido pela equipe se trata do Sonar, uma extensão de navegador habilitada para IA que visa ajudar os usuários da web a detectar e-mails suspeitos e a se protegerem de crimes virtuais.

Como funciona

Desenvolvido pela equipe de engenheiros e desenvolvedores da NordVPN, o Sonar alerta os usuários sobre a probabilidade de o e-mail recebido ser um golpe de phishing. Também indica quais aspectos do e-mail podem afetar os resultados de avaliação e os sinais que devem ser observados. A extensão é baseada na tecnologia de modelo de linguagem usada pelo ChatGPT, por isso consegue ajudar os usuários da internet a identificar as possíveis ameaças em um ambiente de constante inovação no que diz respeito a crimes virtuais.

O Sonar está disponível para usuários do Gmail, no Google Chrome, que já se inscreveram na plataforma. Para os usuários não cadastrados, há a possibilidade de se inscreverem na lista de espera para acessar esse e aos próximos projetos experimentais.

Plataforma

A plataforma trabalhará em duas frentes principais: primeiro, vai garantir espaço mais amplo para a equipe de engenheiros e desenvolvedores da empresa experimentarem novas ideias e tecnologias e incentivar o pensamento criativo para exploração de abordagens inovadoras em privacidade e segurança on-line. Em um segundo momento, será permitido que os usuários cadastrados no projeto obtenham acesso exclusivo às ferramentas desenvolvidas, antes do público em geral.

Para o head de estratégia de produtos, Vykintas Maknickas, as tecnologias emergentes levantam desafios tanto à segurança quanto à privacidade e liberdade na internet, mas, ao mesmo tempo, trazem novas oportunidades. “A NordLabs vai permitir uma flexibilidade maior quando se trata do desenvolvimento de ferramentas e serviços experimentais. Não esperamos que todos os projetos que surgirem se tornem posteriormente produtos autônomos e populares, mas estamos entusiasmados com a oportunidade de estar na vanguarda das novas tecnologias, ajudando a tornar o ambiente da internet melhor”.

Assim que novos projetos forem lançados, os usuários registrados poderão testar e fornecer feedbacks sobre os recursos e serviços.


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

F5 adquire organização de segurança de IA empresarial por 180 milhões de dólares

Movimento pode evidenciar a crescente preocupação com a implementação de estratégias para a IA empresarial e a necessidade de novas...
Security Report | Overview

ANPD assina acordo com autoridade dos Emirados Árabes para proteção de dados

Segundo o organização, a iniciativa é uma tentativa de fortalecer a cooperação entre países para a proteção de dados pessoais,...
Security Report | Overview

Girona F.C. forma nova parceria de Cibersegurança em seus sistemas

O clube espanhol de futebol, Girona FC, adota a arquitetura de cibersegurança para proteger seus ambientes digitais
Security Report | Overview

Tentativas de fraudes online atingem quase 60% dos brasileiros, revela pesquisa

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros caem em golpes; Compras online e Pix concentram a maior quantidade de...