Incidente cibernético não comprometeu dados e operações foram retomadas, anuncia BRASPRESS

A companhia de transportes urgentes vinha enfrentando um ataque de ransomware desde o começo da última semana. De acordo com atualização mais recente, os ativos foram higienizados e recuperados com a Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo assumindo a investigação

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A BRASPRESS publicou no começo dessa semana uma nova atualização sobre o incidente cibernético que colheu a companhia no último dia 7 de julho. De acordo com a companhia, já é possível confirmar que não houve vazamento de dados de qualquer natureza, viabilizando tanto a retomada total das operações, quanto a manutenção da integridade de informações dos clientes, colaboradores e parceiros.

 

A ocorrência se deu na última semana, quando a companhia confirmou ter sido vítima de um incidente cibernético que causou o comprometimento dos sistemas operacionais. O incidente, fruto da ação de um ransomware, também obrigou a retirada do portal oficial do ar. Naquele momento, a Cibersegurança interna foi capaz de detectar imediatamente as ações dos hackers, permitindo uma resposta rápida e início da restauração dos backups.

 

Ainda na mesma semana, a BRASPRESS informou que já era possível retomar parte das operações usuais de entrega, com coletas de emissão de conhecimento em 51 filiais e centros de distribuição. Pelo país. Naquele mesmo comunicado, foi informado que o site oficial da empresa também voltou a funcionar, ajudando na disseminação das atualizações do incidente.

 

Agora, em novo posicionamento divulgado tanto no portal quanto nas mídias sociais, a empresa afirma que nenhum dos dados internos foram vazados. Além disso, o time de Segurança Cibernética promoveu uma completa higienização em 280 servidores e 3.500 estações de serviços.

 

Ainda segundo a nota, 100 TB de dados foram restaurados através dos backups mantidos e preservados integralmente. Com os bancos de dados novamente ativos, a BRASPRESS anunciou que as operações voltaram à normalidade desde esta segunda-feira (15). “Porém, as severas investigações prosseguem a cargo da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos, ligados à Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo”, acrescenta a mensagem.

 

Durante o processo de recuperação, o Diretor Presidente da BRASPRESS, Urubatan Helou, se pronunciou diversas vezes em prol da transparência da companhia, replicando as informações que chegavam ao público. Ao anunciar a retomada gradual dos processos de negócio, o executivo disse que eram esperados avanços significativos nos processos de resposta para a companhia retomar 100% de suas atividades.

 

“Após longos 2 dias e de um trabalho intenso nosso time de T.I, estamos gradualmente recuperando nossos sistemas. As luzes estão voltando a se acender, e esperamos firmemente avanços significativos dia a dia, o que nos permitirá estarmos 100% operosos brevemente. O mal não vence o bem”, disse o Helou, à época, ao republicar a nota da empresa no LinkedIn.

 

A Security Report divulga, na íntegra, o posicionamento mais recente da BRASPRESS:

 

“NOTA AO MERCADO

Após 7 dias do ataque que sofremos em nossos sistemas cibernéticos, informamos, convictos, de que Não houve nenhum vazamento de dados. Também fizemos de forma muito confiável uma completa higienização em:

 

– 280 servidores

– 3.500 estações de serviço

– 100 TB de backups restaurados

– Banco de dados íntegro

 

Porém, as severas investigações prosseguem a cargo da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos, ligada à Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. Assim sendo, a partir de hoje 15/07/2024, estamos voltando à normalidade de nossas operações.”

 

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