Hamas tentou hackear celulares de soldados israelenses

Forças Armadas de Israel acusou grupo islâmico palestino de usar aplicativo da Copa do Mundo e dois aplicativos falsos de relacionamento para tentar contaminar smartphones com malware, roubar dados, acionar câmeras e microfones para espionagem

Compartilhar:

As Forças Armadas de Israel acusaram, nesta terça-feira (03), o grupo islâmico palestino Hamas de tentar hackear os celulares de soldados israelenses através de um aplicativo malicioso da Copa do Mundo e dois aplicativos falsos de relacionamento.

 

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza e já enfrentou Israel em diversos conflitos, se recusou a comentar.

 

Os dois aplicativos para Android, que desde então foram removidos da Google Play Store, foram programados para contaminar os smartphones dos soldados com malware de roubo de dados e para ligar as câmeras e microfones dos aparelhos para espionagem, disseram duas autoridades militares israelenses.

 

As autoridades, em um briefing para jornalistas estrangeiros, se recusaram a dizer como Israel determinou a suposta responsabilidade do Hamas.

 

Um dos aplicativos, “Golden Cup” foi lançado no mês passado com o início da Copa do Mundo na Rússia, disseram as autoridades israelenses.

 

“Era, na verdade, um aplicativo muito bom, dando os resultados dos jogos”, disse uma das autoridades, que pediu anonimato devido a regras de confidencialidade militares.

 

Os oficiais disseram que operadores do Hamas, usando identidades falsas, entraram em contato com os soldados em redes sociais e os encorajaram a baixar os aplicativos em seus celulares particulares.

 

Menos de 100 soldados fizeram o download e se autoidentificaram ou foram rastreados por analistas de segurança militar, segundo os oficiais. “Nós não sabemos de nenhum dano que tenha sido causado”, disse um deles.

 

Os militares israelenses relataram um suposto plano semelhante do Hamas em janeiro do ano passado, dizendo que celulares de dezenas de soldados foram hackeados por militantes fingindo ser mulheres atraentes.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware